Vereadores apelam ao governo federal para que não feche agência do INSS em Valinhos

Vereadores apelam ao governo federal para que não feche agência do INSS em Valinhos

A Câmara aprovou na sessão de terça, 10, moção de autoria de todos os vereadores apelando ao governo federal para que não feche a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social de Valinhos.

A moção foi endereçada ao Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Biano Leal, e ao presidente do INSS, Leonardo Rolim. A Câmara também enviou cópias ao prefeito Orestes Previtale (MDB), ao deputado estadual Edmir Chedid e ao deputado federal Alexandre Leite da Silva (ambos do DEM).

Na propositura, os vereadores argumentam que aplicativos de celular ou páginas na internet não substituem de forma satisfatória o trabalho dos agentes do INSS. O problema seria especialmente grave no caso dos segurados com dificuldade para ler e escrever. “Existe uma camada da população que não tem acesso a serviços digitais, que sequer consegue fazer, por si só, uma transação bancária”, diz o vereador. 

Os parlamentares ressaltam ainda que a agência funciona desde 1988, atendendo moradores de Valinhos e da região de Campinas. Os agentes ajudam os segurados a solicitar benefícios como pensão por morte e pedido de aposentadoria e a agendar perícias em outros municípios.