Valinhos envia projeto à Câmara para aderir ao Consórcio Cismetro

Valinhos envia projeto à Câmara para aderir ao Consórcio Cismetro

A prefeita Lucimara enviou à Câmara Municipal um projeto de lei, para ser debatido e votado pelos vereadores, que prevê a autorização da cidade para aderir ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas). Fundado em 2014, com sede em Holambra, o Cismetro atualmente atende a 16 municípios paulistas com necessidades similares para viabilizar as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns, para o melhor atendimento na rede de saúde gerando economia aos cofres públicos.

“O objetivo é único, importante e prático: atender as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos e equacionar os investimentos em saúde. Com o consórcio, teremos um apoio importante para caminhar uma solução a estas filas de espera por serviços de Saúde, algumas que já passam de anos, infelizmente, em Valinhos”, afirmou a prefeita.

Atualmente, mais de 1,2 milhão de habitantes são atendidos por meio do consórcio que conta com uma estrutura público-privada a fim de proporcionar mais flexibilidade administrativa, articulando por meio do credenciamento de profissionais, clínicas e laboratórios a oferta de serviços nas mais diferentes áreas da saúde pública eliminando a burocracia e tornando mais ágil o atendimento à população.

Os municípios utilizam os serviços do Cismetro como e quando decidirem com um plano prévio, estudo físico-financeiro e um total planejamento conforme as decisões de suas próprias secretarias de Saúde. As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados pelo conselho técnico que é formado por representantes dos próprios municípios consorciados: Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Morungaba, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Amparo, Iracemápolis, Monte Mor, Jaguariúna, Limeira, Ipeúna e Rio Claro.