TSE nega registro de 24 candidatos a vereador

TSE nega registro de 24 candidatos a vereador

O Tribunal Superior Eleitoral divulga em seu Portal de Transparência informações sobre a situação dos candidatos a Prefeito, Vice e Vereadores tendo em vista as eleições municipais que serão realizadas no próximo dia 15 de novembro.

Levantamento realizado pela Folha de Valinhos nesta terça-feira (27) mostra que 24 candidaturas estão indeferidas, ou seja, o candidato não reuniu as condições necessárias para o deferimento do registro de candidatura ou que está vinculado a DRAP indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral. Das 24 candidaturas, 15 são de pessoas filiadas ao PTC.

Outros 18 candidatos a vereador estão com as respectivas candidaturas indeferidas com recurso, ou seja, Candidato não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior. Entre eles estão os ex-vereadores Edinho Garcia, do PTB, e Edson Batista, do Patriota.

Além disso, 2 candidatos renunciaram à candidatura, que ocorre quando o candidato desistiu de concorrer ao cargo e cuja renúncia já se encontra homologada pelo juiz eleitoral. Cecília da Saúde, do PSDB, e o Toco, do PTB, desistiram de participar do pleito eleitoral.

O levantamento também mostra que 2 candidatos ainda aguardam o julgamento: o ex-vereador Lorival, do PSL, e Moisés Carvalho, do PTC.

Assim, até o momento, Valinhos tem 252 candidatos aptos a disputarem as eleições. Essas candidaturas estão deferidas, ou seja, Candidato regular, com dados e documentação completos e que atendeu aos requisitos da candidatura, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral.

Prefeito e Vice
Em relação a situação dos 22 candidatos a Prefeito e Vice, as únicas candidaturas indeferidas, ou seja, quando o candidato não reuniu as condições necessárias para o deferimento do registro de candidatura são a do ex-prefeito Clayton Machado (Republicanos) e seu Vice Mauro Penido (Cidadania). Ambos formam a Coligação ‘Experiência para um novo caminho’. Os candidatos ainda podem recorrer. 

As demais candidaturas ainda aguardam julgamento.  Todas as informações sobre a Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais são públicas e podem ser acessadas através do site http://divulgacandcontas.tse.jus.br