Projeto do Coworking da Câmara é selecionado em 1ª fase do Prêmio MuniCiência

Projeto do Coworking da Câmara é selecionado em 1ª fase do Prêmio MuniCiência

Projeto do Coworking da Câmara é selecionado em 1ª fase do Prêmio MuniCiência

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Municípios, em parceria com a UniveCidades e financiamento da União Européia, divulgaram os projetos homologados e selecionados em 1ª fase do Prêmio MuniCiência 2019-2020. Apenas 3 projetos da região de Campinas foram selecionados nesta fase e, entre eles, está o projeto implantado na gestão da Presidente da Câmara de Valinhos, vereadora Dalva Berto, que é o Coworking Legislativo da Câmara de Valinhos, o 1º da região de Campinas.

O Prêmio MuniCiência 2019-2020 avalia e premia os melhores projetos inovadores do Brasil. É uma ação pioneira da Confederação Nacional de Municípios (CNM), destinada a gestores e gestoras municipais, com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas no Brasil.

Essas práticas, para serem inovadoras, devem ser inéditas nos municípios ou apresentar novas estratégias de forma a contribuir significativamente para a melhoria da gestão municipal. Por meio de processo seletivo aberto e transparente, a CNM espera reconhecer os gestores que têm buscado alternativas inovadoras para os seus municípios, além de disponibilizar soluções adaptáveis e acessíveis para outros municípios brasileiros.

O MuniCiência é parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, que tem como objetivo contribuir também para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.

Depois desta fase, serão selecionadas 30 iniciativas melhores pontuadas na primeira etapa, conforme critérios técnicos, regionais e de porte. Na última fase, então, selecionará os 10 Municípios finalistas, que serão contemplados com guia de reaplicação da prática. As visitas aos contemplados ocorrerão de outubro a março de 2020. Nesse mesmo período, haverá votação on-line para escolha dos cinco gestores que participarão de seminário internacional para troca de conhecimentos – essa atividade será realizada em junho de 2020.

Apenas 3 projetos da região de Campinas foram selecionados na 1ª fase e, entre eles, está o Coworking Legislativo da Câmara de Valinhos. Motivo para ampliarmos ainda mais as ações pela inovação, parceria e soluções para as demandas da cidade de Valinhos. Como sempre faço questão de ressaltar, o Coworking Legislativo é de toda a Câmara Municipal e, portanto, esta conquista é todo o Legislativo e da população de Valinhos”, complementa a Presidente Dalva Berto.