Valinhos

Presidente da Câmara recebe organizadora do livro “Educação Antirracista”

O presidente da Câmara, vereador Franklin (PSDB), recebeu no último dia 29, a mestre em educação Ana Paula Galante e Luiz Carlos da Silva, viúvo da gestora educacional Solange Aparecida da Silva, falecida em 15 de março.

As duas educadoras organizaram com a socióloga Claudia Garcia Costa a obra “Educação Antirracista: Infâncias, Resistência e Combate ao Racismo”. Segundo o trio, o volume, lançado em 24 de março, é o primeiro livro de artigos a tratar do racismo em Valinhos.
                                                       
Seus 18 textos foram escritos a partir de slogans e desenhos elaborados por crianças e adolescentes abordando a questão racial. Os materiais venceram o Concurso Selo Diversidade Cultural, que aconteceu em agosto de 2020 e teve a participação de 1080 alunos de 28 escolas de Valinhos e duas de Campinas.
                                     
“Foi uma alegria receber a Ana Paula e o Luís na Câmara de Valinhos”, afirmou Franklin, que escreveu um artigo para o livro. “Conversamos sobre o tema do livro: Educação Antirracista e apontamos caminhos para ampliar o debate sobre este assunto tão relevante. Sinto-me privilegiado por ser o autor de um capítulo desta obra e espero que mais pessoas tenham acesso a esse material. Também foi uma oportunidade de recordar a professora Solange, por quem tenho muito carinho e admiração pela sua luta nesta causa”, afirmou o parlamentar.

Além dele, também escreveram artigos os vereadores Luis Mayr Neto (Podemos) e Alécio Cau (PDT), em parceria com seu assessor legislativo, Filipe Amaral. O pré-lançamento do volume aconteceu em 5 de novembro último em uma cerimônia na Câmara.

COMPARTILHE NAS REDES