Prefeitura divulga balanço de atividades do 7 de setembro

Prefeitura divulga balanço de atividades do 7 de setembro

Da Redação

Escolas Municipais tiveram várias atividades; desfile cívico foi cancelado por causa da crise financeira
Escolas Municipais tiveram várias atividades; desfile cívico foi cancelado por causa da crise financeira

Da Redação

O Dia da Independência foi comemorado de forma bastante diferente nas escolas da rede municipal em 2017. A determinação do prefeito Orestes Previtale (PMDB), de suspender o desfile cívico por conta dos elevados custos de sua organização em razão da grave crise financeira que Valinhos – e o Brasil – enfrenta, não tirou o brilho da data.

“A comemoração que cada escola organizou foi uma excelente oportunidade de resgatar o civismo”, afirmou o secretário da Educação, Zeno Ruedell, após participar das celebrações nas EMEB Luiz Antoniazzi e Jerônymo Alves Corrêa, ao lado do prefeito Orestes Previtale; da vice-prefeita, Laís Helena; do chefe de Gabinete, Carlos Tosto; e dos secretários de Patrimônio e Arquivos Públicos e Licitações, Compras e Suprimentos, Osvaldo Molon e Vladimir Piaia, respectivamente.

As celebrações começaram na EMEB Luiz Antoniazzi. Após as execuções dos hinos Nacional Brasileiro, do Município de Valinhos e da Independência e os pronunciamentos do secretário Zeno, da vice-prefeita e do prefeito, alunos, pais e responsáveis, assim como professores, coordenadores e demais servidores foram convidados a visitar as recém-entregues reformas de instalações, como banheiros, rampa de acesso e biblioteca, entre outros.

“Ao comemorar o Dia da Independência nas escolas, pudemos economizar recursos públicos que seriam gastos com a montagem de toda uma estrutura para a realização do desfile. É importante que as famílias resgatem, juntamente com a escola, a importância do civismo na formação das crianças, especialmente quando vemos tantos escândalos. Estamos reorganizando a Prefeitura, com uma gestão séria, mesmo com tantas dificuldades”, afirmou Orestes Previtale, aos alunos da EMEB Luiz Antoniazzi.

Por determinação da Secretaria da Educação, todas as EMEB realizaram uma programação para celebrar o Sete de Setembro. Foram executados os hinos Na Jerônymo, por exemplo, teve coro falado, dos alunos do 6º ao 9º ano, declamações de poesia, coral de vozes, música coreografada e apresentação da Orquestra Asafe.

Na Prefeito Antônio Mamoni teve dia da família, feira científica e cultural, além de apresentação da fanfarra. Já na Fany Moletta, alunos, professores e a comunidade promoveram uma caminhada pelas ruas com movimentos artísticos com bambolês decorados. Um jogral encerrou as celebrações.

Apresentações de coral, músicas e jogral foram as atividades cívicas realizadas nas EMEB Professora Alice Sulli Nonato, Vereador Eber Carlos Severino Foratto, Professora Neize Quaglio Mathedi, Antonio Perseghetti, Manoel Furlan, Horácio de Salles Cunha, São Bento do Recreio, Dom Bosco, Professora Marli Aparecida Bazetto e Professora Lélia Franco Bueno Leme.

Na Carlos de Carvalho Vieira Braga, a programação incluiu apresentações musicais, assim como na Padre Leopoldo Petrus Van Lempt, onde teve declamação da poesia Pátria. Já na EMEB André Franco Montoro a celebração contou também com danças e judô.

Com um dia do pijama, dia do brinquedo, sessão de cinema, os alunos da EMEB Vicente José Marchiori celebraram nos dias 9, 10 e 11 o Sete de Setembro, que terminou com a distribuição de pratos salgados, doces e refrigerantes levados pelos pais.