Prazo para realização de convenções começa na segunda-feira

Prazo para realização de convenções começa na segunda-feira

ELEIÇÕES 2020: Dia 26 de setembro é a data final para registro de candidaturas
ELEIÇÕES 2020: Dia 26 de setembro é a data final para registro de candidaturas

A pandemia de coronavírus adiou as eleições para novembro e gerou importantes alterações no calendário eleitoral. A próxima segunda-feira, dia 31, é o prazo inicial para realização das convenções partidárias, onde cada uma das siglas vai definir quem são seus candidatos.

De acordo com levantamento realizado pela Folha de Valinhos junto ao Tribunal Superior Eleitoral, 24 partidos estão ativos em Valinhos e devem lançar candidatos para as eleições deste ano. Pela primeira vez, não haverá coligação na disputa para os cargos do Poder Legislativo. Cada partido terá que formar sua própria chapa e partir para a disputa. As coligações só são autorizadas para a eleição majoritária.

Até o momento, a cidade tem onze pré-candidatos a prefeito: o atual prefeito Orestes Previtale (DEM), Alexandre Tonetti (PDT), Clayton Machado (RB), Dalva Berto (MDB), Kiko Beloni (PODEMOS), Edson Secafim (PTB), José Aparecido Aguiar (PRTB), Thiago Soratto (PT), Lorival Messias de Oliveira (PSL), Nadyr Calvi (PSL), Capitã Lucimara (sem partido), Paulo Bandina (PTC) e Paulo Batista (Patriota). Valinhos tem hoje 93.193 eleitores. Confira abaixo os partidos que já confirmaram datas das convenções.

Conforme o calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as convenções devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. No dia 31 também estará aberto o prazo para registro das candidaturas, que vai até 26 de setembro. Também no dia 31 de agosto está definido como a data final para a Justiça Eleitoral definir e dar publicidade aos limites de gastos para cada cargo disputado.

No mês de setembro, além do dia 16 como última data para convenções e 26 como prazo limite para registro de candidaturas, também terá início a campanha eleitoral dos candidatos, inclusive pela internet, no dia 27.

Em outubro, no dia 9 até dia 12 de novembro iniciará a campanha eleitoral obrigatória no rádio e na TV, em relação ao primeiro turno. No dia 27 do mesmo mês, a Justiça Eleitoral divulgará a primeira parcial da prestação de contas dos candidatos até aqui.
No dia 31 de outubro inicia o período em que nenhum candidato pode ser detido ou prazo, com exceção em caso de crimes em flagrante.

Em novembro há vários novos prazos que candidatos, partidos e eleitores precisam ficar atentos, começando pelo dia 5, último prazo para o eleitor pedir a segunda via do título. No dia 12, se encerra a campanha eleitoral obrigatória e também é a última data para realização de debates. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro e o segundo acontece no dia 29.

CONVENÇÕES

Partido   |  Data   |  Formato

PT             12/09   Virtual
PDT           Entre 12 e 14/09  Não definido
MDB         12/09   Presencial
PRTB        13/09   Não definido
PATRIOTA  16/09   Não definido
PTB            14/09   Não definido
PTC            15/09   Não definido