Popó deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico para reassumir vaga de vereador

Popó deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico para reassumir vaga de vereador

Após dois anos como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Popó deixa a pasta para reassumir sua vaga na Câmara
Após dois anos como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Popó deixa a pasta para reassumir sua vaga na Câmara

Depois de quase dois anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Valinhos, o advogado e vereador Rodrigo Vieira Braga Fagnani, mais conhecido como Popó, deixou suas funções de Secretários para reassumir sua cadeira na Câmara Municipal.

O decreto com seu pedido de exoneração foi publicado na Imprensa Oficial na sexta-feira, dia 3. No mesmo dia o prefeito Oreste Previtale (DEM) publicou decreto nomeando seu sucessor. A pasta será ocupada pelo atual Diretor de Industria, Comércio e Serviços, Luis Gustavo Bottura Previtali.

Popó deixa o cargo em função do fim do prazo da janela partidária que termina neste sábado, dia 4, uma vez que pretende disputar as eleições municipais deste ano pelo PSDB. “Foram dois anos de grande aprendizado e de uma experiência incrível frente à pasta do Desenvolvimento Econômico e, só tenho a agradecer ao prefeito Orestes Previtale pela confiança’, disse.

Como Secretário de Desenvolvimento Econômico Pópo destaca que a implantação do Sistema Via Rápida Empresa (VRE), uma plataforma online que desburocratiza e facilita a abertura de novas empresas, reduzindo o prazo para em média seis dias e, que este mês está completando um ano, é um importante legado que deixa. O sistema pode ser alimentado 24 horas com os dados da futura empresa e o interessado pode acompanhar o andamento do processo.

“Um dos maiores desafios que enfrentei ao assumir a pasta foi a desburocratização do sistema de abertura de empresas e o Via Rápida é uma grande conquista”, afirma. Para ele, a geração de empregos e renda no município passam necessariamente por uma atenção mais cuidadosa com aqueles que pretendem abrir seus negócios na cidade, não importando se pequeno, médio ou grande empreendedor.

A aproximação de Valinhos com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP – também é destacada por Popó, segundo ele, isso garantiu que Valinhos fosse colocada no radar dos investidores e empreendedores. “Valinhos tem excelentes números e uma qualidade de vida invejável, são essas informações que atraem os investimentos para o município e através do Invest-SP fizemos elas chegarem a quem mais interessava”, disse

A implantação da Casa do Empreendedor, que será inaugurada em breve é outro legado que Popó faz questão de destacar na sua gestão, localizada na Rua Tomás Antônio Gonzaga, a Casa do Empreendedor vai concentrar vários serviços, entre eles o Departamento de Agricultura, o posto do Sebrae Aqui Valinhos, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo. “O empreendedor e empresário valinhense terá um espaço destinado especialmente para ele. Num lugar só vários serviços que poderão auxiliar na sua rotina”, explicou.

A área do turismo também é apontada por Popó como uma párea que avançou muito, por dois motivos, o primeiro foi a dinamização das ações do Conselho Municipal de Turismo – Contur – e outra o potencial turístico de Valinhos que, na sua opinião ainda é inexplorado. “Claro que agora, no meio dessa pandemia, falar de turismo e eventos, duas áreas diretamente impactada pelas medidas de contenção do coronavirus, é loucura. Mas quando tudo isso passar, tenho certeza que essa deve ser uma aposta de Valinhos”, afirmou.

“Quando assumi a pasta no final de abril de 2018 disse que não só faria o melhor, mas deixaria um legado de contribuição para a cidade. Acredito que alcancei grande parte dos meus objetivos”, finalizou.