Deputados federais mais votados em Valinhos são a favor do impeachment

Deputados federais mais votados em Valinhos são a favor do impeachment

Sete representantes eleitos que tiveram votação expressiva na cidade são favoráveis à saída de Dilma

Com o direito de ter 70 cadeiras na Câmara dos Deputados, 49 parlamentares eleitos em 2014 são favoráveis ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Entre eles, estão deputados que tiveram expressiva votação em Valinhos, como Carlos Sampaio, Celso Russomano, Luiz Lauro Filho, Marco Feliciano, Paulo Freire e Baleia Rossi.
As outras duas fatias são dividas em sete indecisos, incluindo o deputado Tiririca e outros 14 contrários ao impeachment, como Ana Perugini, Ivan Valente, Luiza Erundina e Arlindo Chinaglia.
Destes deputados, Carlos Sampaio é integrante da Comissão do Impeachment, eleita em 17 de março. O deputado federal eleito pelo PSDB, e que teve 16.545 votos em Valinhos, compõe a comissão como o primeir0 vice-presidente.
A Comissão tem 65 deputados e foi eleita em 17 de março com 433 votos favoráveis e apenas um contrário, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE). Pela proporcionalidade das bancadas, PT e PMDB são os dois partidos com mais integrantes na comissão, oito cada. O PSDB tem seis representantes.
A partir da instalação da comissão especial, a presidenta Dilma tem dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado tem cinco sessões depois disso para votar o parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment.
Após ser votado na comissão, o parecer sobre o pedido de impeachment segue para o plenário da Câmara, que decide se instaura ou não o processo. Para a instauração é preciso o voto de 342 deputados. O Senado pode invalidar essa decisão da Câmara. Se avalizar, a presidenta da República é afastada por 180 dias, enquanto durar a análise do mérito das acusações contidas no pedido de impeachment.

Marcos Araújo, formado em jornalismo pela PUC-Campinas, colunista do Portal Terceiro Tempo, já passou por redações de rádio e online e coautor do documentário "As raízes do rádio esportivo de Campinas".