Defesa Civil avalia Operação Verão 2018 como tranquila

Defesa Civil avalia Operação Verão 2018 como tranquila

da redação

Órgão fará treinamento para voluntários neste sábado

Da redação

A Defesa Civil de Valinhos avaliou como tranquila a Operação Verão 2018, concluída no último dia 31 de março. Não houve registro de ocorrências graves, pessoas desabrigadas ou vítimas. Além do órgão, participaram da operação todas as Secretarias, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal (GCM).
A mobilização começou no dia 1º de dezembro. “A operação foi vista de forma positiva e bem organizada. Não tivemos vítimas, desabrigados nem graves ocorrências”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Israel Andreoli.                                    Segundo ele, o órgão registrou somente alguns pontos de alagamento e quedas de árvores e muros de arrimo. Em sua opinião, a cidade está bem equipada para enfrentar situações climáticas adversas. “Contamos com pluviômetros manual e digital, além do monitoramento pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorologias) e do IPMET (Instituto de Previsões Meteorológicas)”, disse Andreoli.

A cidade conta também com previsões meteorológicas com duração de cinco dias (matutino e vespertino) e troca de mensagem em tempo real (MSN). Este ano, a mobilização regional teve apoio do radar S.O.S Chuva, instalado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que estará disponível somente até julho.
Atividade – A Defesa Civil de Valinhos fará neste sábado (7) treinamento com voluntários sobre Primeiros Socorros e Aspectos Comportamentais, na sede da GCM. Serão vistas informações sobre situações envolvendo casos como desmaio, epilepsia, engasgo, parada respiratória, enfartos, sangramentos entre outras. A atividade será entre 8 e 12 horas.   
Em caso de algum tipo de ocorrência, ligue para 199.