Valinhos

Câmara dá aval para prefeita abrir crédito adicional no orçamento

Os vereadores autorizaram na sessão desta terça-feira, dia 16, a prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do município. Dois projetos foram aprovados: um que solicita abertura de até R$ 12,9 milhões e outro de até R$ 414 mil. O dinheiro é saldo remanescente que não foi utilizado no ano passado e grande parte irá para ações de enfrentamento à Covid-19.

O vereador André Amaral (PSD) explicou que como o valor não constava no orçamento municipal aprovado para 2021, a Câmara precisa autorizar o uso desse dinheiro. “Este valor não consta no orçamento porque ele estava previsto no orçamento do ano anterior (…) São verbas que não foram empenhadas no ano passado”, disse.

O vereador Henrique Conti (PTB) criticou o não uso das verbas em 2020. “Hoje estamos sofrendo com uma pandemia, com falta de estrutura na UPA, Santa Casa, UTIs que estão faltando no nosso município. É lamentável isso estar acontecendo, e agora a gente deixa o pedido para que a prefeita atual realmente utilize adequadamente toda essa verba e aplique no combate ao coronavírus”, discursou.

O vereador Edinho Garcia (PTB) disse não concordar com verbas paradas. “Fiz um requerimento solicitando o valor das verbas destinadas para Valinhos pelo Governo Federal, onde foram e como foram utilizadas. Eu gostaria de saber”.

O vereador Marcelo Yoshida (PT) aproveitou a aprovação do uso dos recursos para pedir à prefeitura que faça a descentralização do atendimento, permitindo o atendimento da população que mora distante da região central. “É uma população muito marginalizada que muitas vezes não tem o conhecimento para conseguir buscar as informações necessárias e não consegue explicar, via tecnologia, as suas necessidades”, afirmou.

Os projetos seguem agora para sanção da prefeita Lucimara Godoy (PSD).

COMPARTILHE NAS REDES