Valinhos é destaque em índice de segurança pública

Valinhos é destaque em índice de segurança pública

O Instituto Sou da Paz divulgou os números do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição à violência nas cidades do Estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes. O Índice é calculado a partir da média de 3 subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga).

Valinhos se destaca e está entre as cidades com as melhores avaliações no Ranking que avalia 139 cidades. A cidade recebeu as seguintes notas: 1,62 (Geral), 0,90 (Vida), 2,81 (Dignidade Sexual) e 1,38 (Patrimônio). “Devido à quarentena, houve uma profunda mudança na circulação e comportamento das pessoas que afetou o fenômeno criminal, tornando necessário um olhar detalhado e uma maior atenção dos gestores públicos para o período”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

Dos 139 municípios paulistas, Valinhos ocupa a 11ª posição e está entre as cidades menos expostas à criminalidade. É a melhor avaliação da cidade desde 2014. Entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas, Valinhos está na 4ª posição atrás apenas de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo.

De acordo com o Ranking, as cidades paulistas mais expostas à criminalidade são: Itanhaém, Mongaguá e Ubatuba. Já as cidades menos expostas são: Matão, São José do Rio Pardo e Nova Odessa.