GCM participa de demonstração de equipamentos não letais

GCM participa de demonstração de equipamentos não letais

Na última quinta-feira (21) a Guarda Civil Municipal de Valinhos participou de uma demonstração de equipamentos não letais, que ocorreu no pátio da própria sede da Guarda. A demonstração tem como finalidade o estudo desses equipamentos, sendo o primeiro passo para viabilizar sua implementação na segurança do município.

A implementação desses equipamentos na segurança pública de Valinhos faz parte do plano de governo da prefeita, Capitã Lucimara. “Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade e segurança aos moradores da nossa cidade, bem como proteger o trabalho dos nosso guardas municipais nas diversas ações que desempenham diariamente”, destaca a prefeita.

O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, também ressalta a importância do uso dessas novas ferramentas de trabalho. “Além de preservar a vida e possibilitar menos violência, a utilização desses equipamentos é uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica o secretário.

Durante a demonstração, foram apresentados diversos equipamentos como armas e lanternas com munições não letais, armas elétricas, granadas explosivas com gás lacrimogêneo, granadas explosivas de efeito moral e espargidores de pimenta.

Além dos guardas municipais, comandantes e subcomandantes, também participaram da exposição o vice-prefeito, Osvaldo Luiz de Rocco; o Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz; o assessor especial de Políticas Públicas, Aluísio José Mamprin Brunello; o Secretário de Mobilidade Urbana, Marcio Luiz Aprigio; e os vereadores municipais, Simone Bellini e Thiago Samasso.