Forças de segurança se unem em operação conjunta em Valinhos

Forças de segurança se unem em operação conjunta em Valinhos

Prefeitura de Valinhos

A Operação Interior Mais Seguro, trabalho conjunto entre GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos e Polícias Militar (PM) e Civil, fez 769 abordagens no Município na última sexta-feira. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. O objetivo da operação, que tem acontecido com regularidade, é a manutenção da segurança na cidade e na zona rural.

“A operação intensifica o posicionamento do município como terceiro menos violento do País, terceiro mais seguro da Região Metropolitana de Campinas e 12º no Estado de São Paulo”, disse o secretário de Segurança de Segurança Pública e Cidadania, coronel Carlos Roberto Prestes.

Segundo Prestes, os indicadores são resultado de intenso trabalho das forças de segurança no município, que atuam de forma integrada. Além disso, diz ele, os indicadores sociais, como as questões de educação e saúde, colaboram de forma decisiva para que a cidade tenha baixos índices de criminalidade e faça parte de um seleto grupo de municípios seguros no País.

“Esses levantamentos não são apenas feitos com base em registros de crimes. Eles consideram as questões sociais e os indicadores de qualidade de vida de uma cidade, e nesse sentido Valinhos está muito bem avaliada”, disse.

Valinhos está na 3ª colocação de cidade menos violenta, segundo o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo foi divulgado no início deste mês.

Segundo ele, a Operação Interior Mais Seguro é uma ação entre Valinhos e Campinas, numa determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, deixando de ser projeto-piloto. “O trabalho visa à integração das corporações e à diminuição da criminalidade”, explicou.

Já a capitão Lucimara Godoy Vilas Boas, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, elogiou os resultados da operação. “A operação foi um grande sucesso, pois não registramos nenhuma ocorrência grave durante a ação, como roubos”. Para ela, a atuação em conjunta entre as corporações faz grande diferença na rotina da cidade e na manutenção da tranquilidade.