Denúncia leva GCM a descarte irregular de material hospitalar

Denúncia leva GCM a descarte irregular de material hospitalar

Balão coloca em risco helicóptero e cai no quintal de uma residência no bairro São Luiz
Uma equipe de policiamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos localizou descarte irregular de material hospitalar nesta segunda-feira (24), por volta das 10h, no Jardim Pinheiros. Além do registro do Boletim de Ocorrência (BO) feito na Polícia Civil, técnicos da Vigilância Sanitária foram acionados e estiveram no local.

A descoberta foi possível graças a uma denúncia anônima, feita pelo telefone 153, após cães rasgarem sacos de lixo com bolsas de sangue e soro utilizados, seringas e outros materiais hospitalares. Os guardas identificaram a uma clínica veterinária como responsável pelo material.

Técnicos da Vigilância farão uma visita à clínica ainda nesta segunda-feira (24) para verificar a procedência do material descartado, o motivo do descarte irregular e possíveis penalidades. Segundo a GCM, a Vigilância adotará as providências cabíveis e legais, como autos de infrações, que poderão se transformar em multas e advertências ao estabelecimento,  identificado pelos guardas civis.

A GCM alerta que, além do descarte em local inapropriado, materias acondicionados irregularmente poderiam ter ferido os animais que o encontraram, pessoas que realizam reciclagem e até mesmo os coletores de lixo, devendo ser colocados em recipientes compatíveis para coleta especial e, dessa forma, eliminar todos os riscos potenciais.

Balão

Um balão entrou na rota de um helicóptero, por volta das 8h de domingo (23), quase provocando um acidente aéreo em Valinhos, no bairro São Luiz. Ao perceber a aproximação, o piloto do helicóptero desviou, precipitando a queima do balão ao provocar um deslocamento de ar.

O balão caiu sobre árvores no quintal de uma casa do bairro. Alguns homens que se encontravam no local invadiram o imóvel sob a alegação de apagar o fogo, aproveitando para retirar a estrutura do balão (cangalha).  A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos foi acionada, porém, quando os guardas chegaram à casa os homens já haviam fugido. Foi registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e as sobras da estrutura do balão foram apreendidas pela corporação.

Roubo de celular

Uma estudante de 24 anos foi vítima de tentativa de roubo de celular por três adolescentes, de 17, 16 e 15 anos, quando caminhava pela Rua Pedro Russi, na área central de Valinhos, por volta das 16h do domingo (23). Os três foram apreendidos e liberados.

Moradores acionaram a GCM quando os adolescentes, dois moradores de Valinhos e um de Campinas, agrediram a jovem com puxões de cabelo e empurrões. Com apoio da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), a corporação fez um cerco, conseguindo deter os acusados, que tentavam fugir próximo à Praça Washington Luís.

Os três foram encaminhados à delegacia e sindicados em flagrante por ato infracional (tentativa de roubo), ficando à disposição da Justiça em cárcere até a audiência de custódia, prevista para esta segunda-feira (24).

Idoso encontrado

Por volta das 20h do sábado (22), componentes do policiamento preventivo da GCM de Valinhos localizaram e identificaram um idoso de 60 anos, que estava desaparecido desde o dia 20 em Hortolândia. Ele estava no Terminal Rodoviário de Valinhos, quando foi acolhido pelos guardas.

As GCMs de Valinhos e Hortolândia fizeram m trabalho em conjunto para a localização de parentes, que vieram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, onde o idoso passou por avaliações médicas. Em seguida, ele foi entregue à família. Segundo informação dos parentes, o idoso apresenta problemas psíquicos, com uso de medicamentos controlados.