Anjos da Guarda: GCM salvam vida de duas crianças na mesma noite

Anjos da Guarda: GCM salvam vida de duas crianças na mesma noite

Componentes da Guarda Municipal de Valinhos se transformaram em verdadeiros anjos da guarda durante o último final de semana, após ajudarem a salvar a vida de três crianças, em situações distintas.

A primeira ocorrência foi registrada na noite de sábado, dia 22, quando uma mãe procurou pela base da GCM. Em estado de desespero, a mulher chegou ao local com sua filha de apenas 14 dias nos braços. De acordo com informações da Guarda, a criança estava engasgada e, devido ao tempo sem conseguir respirar, já estava ficando com a cor do corpo alterada.

Imediatamente, os GCMs Mara (ROMU) e Anderson pegaram o bebê e realizaram a manobra de desengasgo. Em seguida, ambos foram auxiliados pelo comandante da Guarda, Sidney Aureliano, que conclui o procedimento.  “Fizemos a compressão na região do diafragma e o bebê expeliu uma grande uma quantidade de excreções. Em seguida já começou a chorar, que é o sinal de que voltou a respirar”, afirmou Aureliano. Após o atendimento, o bebe foi encaminhado à UPA Infantil, localizada na Vila Santana.

No Jardim São Marcos, enquanto realizavam uma operação de rotina, os GCMs se depararam com outra situação: um casal entregou a eles uma criança em convulsão. “Ela apresentava sinais de contrações musculares, salivação constantes e espasmos. A criança foi levada pela viatura da ROMU até a UPA Infantil e, após avaliação médica, concluiu-se que a convulsão foi causada por febre alta. A criança teve o quadro estabilizado e passa bem”, conta o comandante.

Na mesma noite, no Parque das Colinas, a GCM foi acionada por vizinhos que alegaram que uma mulher chamava por socorro. “Num primeiro momento acharam que se tratava de um caso de violência doméstica. Porém, quando as viaturas chegaram ao local se depararam com outro caso de engasgo. O próprio pai conseguiu reverter a situação e não foi preciso encaminhar o bebê à UPA”.

O comandante da GCM de Valinhos, Sidnei Aureliano, destaca que os componentes da Guarda estão preparados para qualquer tipo de situação. “O tempo de resposta promovido pelos GCMs fizeram uma grande diferença na vida dessas crianças, sendo um dos fatores primordiais em um salvamento.  Todos os GCMs são treinados anualmente e estão preparados para agir em primeiros socorros, combate a incêndio e também as ocorrências policiais de praxe”, afirma Aureliano.