Valinhos vai começar a construir a segunda linha adutora do Rio Atibaia

Valinhos vai começar a construir a segunda linha adutora do Rio Atibaia

Anúncio foi feito pela prefeita Capitã Lucimara e marca comemorações aos 126 anos da cidade

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, anunciou nesta sexta-feira, dia 27, a assinatura da Ordem de Serviço que permite dar início às obras para construção da 2ª linha de adução da água bruta do Rio Atibaia. Aguardada na cidade, a ação vai ajudar a aumentar a oferta hídrica de Valinhos em 90 litros por segundo na rede de distribuição, com tratamento que será feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

“É um excelente presente para o 126º aniversário de nossa cidade e uma ação importante à história de Valinhos. Quando se trata de recursos hídricos, o planejamento e os investimentos são decisivos e, assim, vamos possibilitar ao município um ganho importante para que a cidade possa obter mais água para a população, pensando no agora e no futuro!”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

A construção de rede adutora de água bruta será feita em DN 400mm, em tubo de ferro fundido. Será executada em trecho total de 3.836 metros, sendo 2,2 mil metros por gravidade e em 1.636 metros por recalque. “A obra será dividida em duas frentes de trabalhos distintas e que acontecerão concomitantemente, sendo uma na rede de gravidade e a outra na rede de recalque”, explicou o titular do DAEV, o engenheiro Walter Gasi.

As duas frentes de trabalho terão como trajeto a caixa de manobra da Rua Valmir Antônio Capelari até a caixa de passagem fundo na fazenda Espírito Santo (gravidade) e, também, da captação do Atibaia até a caixa de passagem (recalque).

A contratação da empresa que ficará responsável pela execução da obra se deu por meio da Tomada de Preços nº 1/2022. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) terão fornecimento pelo DAEV. O prazo para execução total dos 3.836 metros da obra será de cinco meses a contar da data da emissão da Ordem de Serviço, que é de 30 de maio de 2022.

Legenda da foto: Prefeita Capitã Lucimara assina Ordem de Serviço para início das obras da segunda linha de adução do Rio Atibaia, ao lado do presidente do DAEV, o engenheiro Walter Gasi.