Valinhos terá curso com a ONU sobre segurança no trânsito

Valinhos terá curso com a ONU sobre segurança no trânsito

 Parceria inédita do setor público com Drive For Life será lançada no dia 31 de outubro
Parceria inédita do setor público com Drive For Life será lançada no dia 31 de outubro

A Prefeitura de Valinhos, em parceria inédita do setor público com a startup Drive For Life, lança em outubro um curso online de segurança no trânsito. O lançamento está previsto para ocorrer no evento “Diálogos Para o Futuro”, no dia 31 de outubro,  das 14h às 17h, na Sala Ivan Fleury, no Paço Municipal. O evento contará com a palestra “Educação de Trânsito - Informação Gratuita, de Qualidade - A Inovação Como Ferramenta Para a Construção da Cidade - Drive For Live”.

A proposta do prefeito Orestes Previtale Júnior é aproveitar o Evento do Circuito Urbano 2019, grande mobilização mundial idealizada e que recebe o apoio institucional do Programa das Nações Unidas Para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), em comemoração ao mês das Cidades (outubro), para criar um ambiente de inspiração e inovação, implementando ações de impacto social em parceria com startups.

A proposta faz parte do pacote de ações da série Diálogos Valinhos, iniciado em 2018, no qual a Prefeitura se propõe a discutir temas importantes sobre a cidade com seus moradores de forma aberta e democrática.

Trata-se da segunda edição do Circuito Urbano no Brasil. A iniciativa de apoio da ONU, através Escritório Regional para América Latina e o Caribe, Brasil e Cone Sul, busca motivar a inovação para o bem comum nas cidades. A ação segue a mais avançada tendência mundial para redução de acidentes no trânsito, englobando tecnologia, inovação, qualidade e educação de trânsito.

Valinhos, reconhecida esta semana como a oitava cidade mais conectada do Estado e parabenizada mensalmente pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito porque vem sistematicamente reduzindo o número de mortes no trânsito, dá mais um passo avançado em direção ao futuro que toda a população quer, com educação, conscientização e zero violência no trânsito.

"É uma iniciativa inédita e muito importante para que possamos mobilizar as pessos sobre a importância de um trânsito seguro. O desenvolvimento passa pela educação e pela inovação. Desenvolvimento urbano é qualidade de vida para todos", disse o prefeito. Ele acrescentou que o curso é uma ação de respeito à vida, com a tecnologia a serviço da comunidade para formar  cidadãos conscientes e criar uma cidade ainda mais inclusiva.

Curso

O curso Drive For Life, de ensino a distância (EAD), fornece informações científicas de grande relevância para quem dirige na cidade e nas estradas. Pela primeira vez no Brasil e no mundo, o curso será fornecido à população gratuitamente através de parceria com a Prefeitura. A iniciativa partiu da Secretaria de Mobilidade Urbana e não terá custo para a Administração Municipal.

O projeto disponibliza busca informar e conscientizar motoristas da cidade, tendo a inovação como aliada. “Nossa meta é reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio do conhecimento e da conscientização, oferecendo um curso 100% online”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Valinhos, Mauro Haddad Andrino.

O número de vagas que serão disponibilizadas em Valinhos ainda serão definidas, assim como o perfil dos participantes. Após se cadastrarem, os interessados vão receber uma senha para acessar a plataforma de ensino a distância do Drive For Life. São dez aulas, cada uma com uma temática, que somam cerca de 20 horas de curso.

Lançamento

O evento de lançamento contará com a palestra de Detlef Altwig, um dos criadores e gestor da startup Drive for Life. Ao oferecer licenças do único curso 100% online homologado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a startup disponibiliza ferramentas para formar multiplicadores, inclusive nas escolas, repercutindo o conhecimento aos pais de alunos.

Educadores, servidores e moradores poderão ter acesso a um curso de direção defensiva elaborado pela maior empresa de treinamentos da América Latina, a TSO Brasil, que conta com apoio de grandes marcas, como Instituto Renault e Michelin. Projeto de lei federal em discussão no Congresso torna educação no trânsito disciplina obrigatória nas escolas. "Valinhos sai à frente nesse quesito", disse Andrino.

“Unir grandes marcas a projetos de impacto social é tendência que consta na nova Política Nacional de IOT (Internet das Coisas). O poder público, ao acolher iniciativas como essa, abre as portas para o futuro, permitindo que os cidadãos tenham acesso às novas tecnologias disruptivas”, disse o prefeito.

A contrapartida da Prefeitura de Valinhos nessa parceria é o compromisso colher e apresentar, após um ano, os indicadores de resultados do curso no Município. “O Laboratório de Experiência e Segurança no Trânsito é um espaço para atrair inovações para a cidade, incluindo nessa esteira sistemas de telemetria”, afirmou o idealizador do projeto, Cacá Clauset.