Valinhos

Valinhos tem 17 obras em andamento neste momento

Obras públicas em todas as regiões de Valinhos transformaram a cidade em um grande canteiro de obras. São ao todo 17 intervenções de grande e médio porte que vão beneficiar os moradores e o municípío como um todo. Nunca Valinhos teve tantas obras públicas acontecendo ao mesmo tempo, em áreas de grande importância como saúde, educação, saneamento básico, segurança e recuperação de vias, entre outras.

As intervenções promovem mais qualidade de vida para os moradores, melhor atendimento, sustentabilidade, responsabilidade ambiental, inovação, desenvolvimento e constroem uma cidade preparada para o futuro. Algumas são realizadas com investimentos da própria Prefeitura e outras foram viabilizadas por meio de convênios com os governos estadual e federal. Há ainda obras trocadas por empresas, como é o caso da canalização da Av. Invernada, que tem uma grande parte sendo bancada pela Rota das Bandeiras por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.

Na semana passada, teve início o desassoreamento da lagoa do CLT, que vai garantir maior segurança hídrica para os moradores, já que a lagoa responde por 20% do abastecimento da cidade. A obra também tem relevância ambiental, vai recuperar o reservatório, que abriga exemplares da fauna, evitar riscos de erosão e inundações na região.

A canalização da Avenida Invernada é um projeto antigo, que finalmente saiu do papel na atual Administração para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores. Vai evitar inundações que assombram a cidade há várias décadas e permitir melhor planejamento do desenvolvimento de todo o município.

A retomada da piscina pública do Jardim Paraíso é um importante projeto para o fomento das atividades esporitvas e de lazer. Vai atender moradores de toda a cidade. É outra demanda antiga da população, que foi abandonada, mas agora foi retomada.

Ainda no Esporte, está sendo feita uma ampla revitalização no Ginásio Municipal, no recinto da Festa do Figo, para oferecer mais conforto aos usuários e foi retomada da obra do Centro de Artes Marciais.

Também relevante é a construção da creche no Jardim São Luis, que vai atender  entre 120 e 150 crianças que precisam de acolhimento na primeira infância. A obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2019.

Na saúde, são várias obras acontecendo simultaneamente, parte delas já entregue, como a consturção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Itália, as reformas das UBSs da Reforma Agrária e do São Bento. A nova UBS do Frutal será entregue em breve e o próximo passo será entregar a UBS da Morada do Sol.

Também na sáude, está sendo reformado o prédio da antiga biblioteca que vai abrigar a Farmácia Central. Espaço adaptado para melhor atender os pacientes, no Centro da cidade. A retomada das obras do Centro do Idoso vai melhorar a assistência e a saúde dessa população.

As ruas estão recebendo atenção com a operação tapa-buracos e e o recapeamento em diferentes bairros, que agora está no Novo Mundo e São Bento. O projeto Revitalização de Praças está na Monteiro Lobato, segue para as três da Avenida Paulista e vai percorrer as 150 áreas de lazer do município.

A rodoviária está passando por obras de revitalização para garantir mais conforto aos usuários. As lixeiras subterrâneas são relevante ação ambiental, já estão operando na Avenida dos Esportes e estão sendo instaladas no Largo São Sebatião e Jardim Centenário.

O aterramento da lagoa articificial da West Rock e a nauguração de reservatório de água no Sans Souci são iniciativas que contribuem muito para garantir saneamento de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Na segurança, depois da inauguração da Base da Guarda Civil Municipal (GCM) no São Bento do Recreio, as obras são para reativar a Base da GCM no São Marcos, em fase final.

 

Da redação

COMPARTILHE NAS REDES