Valinhos se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Gripe

Valinhos se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria de Saúde aguarda a entrega de lotes de vacinas para dar início à Campanha de Vacinação Contra a Influenza, prevista para começar na segunda-feira, dia 12. Segundo a Vigilância Epidemiológica, responsável pela logística das aplicações das doses de vacinas no município, tudo já está sendo preparado para o cumprimento dos cronogramas vacinais estabelecidos pelos governos Estadual e Federal.

A vacinação contra a gripe será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no horário normal de atendimento das UBSs para o primeiro grupo prioritário a ser atendido na Campanha. Na primeira etapa, de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinados crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. De 11 de maio a 8 de junho será a vez dos idosos, a partir de 60 anos, e dos professores receberem a vacina.

Na terceira e última fase, de 9 de junho a 9 de julho serão vacinados os que têm comorbidades, pessoas portadoras de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e de Passageiros Urbano e de Longo Curso, trabalhadores portuários, das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.