Valinhos promove reunião itinerante do Circuito das Frutas

Valinhos promove reunião itinerante do Circuito das Frutas

Encontro discute estratégias para a divulgação de atrativos turísticos locais
Encontro discute estratégias para a divulgação de atrativos turísticos locais

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas promoveu nesta terça-feira (14), em Valinhos, reunião dos setores de turismo e agricultura, na Casinha do Figo, na Estrada do Jequitibá. Ao menos 20 representantes de nove cidades do circuito compareceram ao encontro e programaram o calendário para os próximos dois meses, incluindo reuniões setoriais e algumas ações.

A reunião itinerante ocorre sempre às segundas terças-feiras de cada mês. A ideia é debater pautas pré-estabelecidas e a cidade promotora do evento escolhe um local turístico para sediar a reunião, em uma ação de fomento do turismo regional. No encontro em Valinhos, ocorrido a partir das 9h30, teve como objetivo definir o trabalho do grupo nos próximos dois meses.

Entre os as próximas atividades estão reunião com agências de turismo receptivo do Circuito das Frutas, reuniões extraordinárias dos prefeitos participantes, o segundo encontro entre os setores de Agricultura e Turismo com apresentação de projetos e outros temas. “Foi um encontro muito produtivo, com a definição de ações que nortearão os trabalhos futuros”, explicou a diretora de Turismo de Valinhos, Fernanda Goi.

Destaque

O local escolhido para divulgar uma das atrações da cidade foi a Casinha de Figo. Segundo o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Luís Gustavo Previtali, a escolha se baseia na pauta definida, nos equipamentos necessários e horário de funcionamento dos empreendimentos. “Por vezes é um pedido do grupo ou um convite de um proprietário”, explicou Fernando Strabello, do Departamento de Apoio à Agricultura.

Os donos do comércio recepcionaram os participantes da reunião com um café da manhã com um cardápio conhecido do valinhense, como coxinhas de massa de mandioca, pastéis, geleia de figo e a vedete, o figo com chocolate.

O local é um espaço familiar e acolhedor, onde também é possível saborear o bolinho de bacalhau, entre outros salgados, que são acompanhados de sucos naturais e bebidas convencionais. Para os fãs de doce, além do figo com chocolate, outra iguaria bastante consumida no local é o morango do nordeste. Há ainda uma seleção de frutas frescas, doces artesanais, pimentas e itens variados à disposição na lojinha.

De acordo com a diretora da Agricultura, Luciana Passos, a região se destaca pelo clima tropical de altitude, com incrível cenário de estradas vicinais, entre colinas, serras e vales, que desenham paisagens inesquecíveis. As cidades produzem frutas selecionadas que escrevem a história do agroturismo na região.

“Valinhos é uma das pioneiras no agroturismo, com registro de duas décadas acolhendo os visitantes no campo, sendo ainda considerada como segunda renda para o agricultor”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó. Estiveram presentes no encontro as cidades de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo, além de Valinhos.