Valinhos intensifica orientações sobre as coletas domiciliar e seletiva

Valinhos intensifica orientações sobre as coletas domiciliar e seletiva

Prefeitura de Valinhos

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos reforça que as coletas domiciliar, de lixo comum, e seletiva, de material reciclável, seguem sendo realizadas conforme cronograma. As duas coletas são realizadas nos bairros em dias alternados, com frequência de três vezes por semana para a coleta domiciliar e uma vez por semana para a coleta seletiva. Já a região central do município recebe tanto a coleta domiciliar como a coleta seletiva diariamente, de segunda a sábado.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen, ressalta a importância da separação dos resíduos recicláveis. “Quando um resíduo vai para o aterro sanitário, ele fica se degradando por muito tempo, dependendo do material esse tempo chega a ser indeterminado. Mas, quando o resíduo reciclável é separado de forma correta, ao invés de levar anos e anos se decompondo, ele passa por um processo de triagem e pode ser reaproveitado. O ganho para o meio ambiente é imenso”, destaca o Secretário.

A Prefeita Lucimara Godoy (PSD) reforça a necessidade da destinação correta dos resíduos. “Ao realizarmos a separação dos materiais recicláveis e orgânicos e os destinarmos corretamente, por meio das coletas efetuadas em nosso município, conseguimos reutilizar e reaproveitar grande parte dos resíduos que poderiam ser jogados fora, colaborando para um meio ambiente melhor”, evidencia a Prefeita.

Nas próximas semanas, a coleta seletiva passará a abranger 100% do município, atendendo a todos os bairros. Atualmente, ela abrange 95% de Valinhos. O cronograma atualizado, que contém os dias da semana em que há as coletas domiciliar e seletiva em cada bairro, segue abaixo: