Valinhos é a 3ª cidade mais segura do Brasil

Valinhos é a 3ª cidade mais segura do Brasil

Valinhos é a 3ª cidade mais segura do Brasil de acordo com a Pesquisa Atlas da Violência 2019 – Retratos dos Municípios Brasileiros, realizado em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que analisou dados de 2017 dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Esses são os dados mais recentes sobre a violência no Brasil.

O Ranking analisa as taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes. Quanto menor é a taxa, mais seguro é o município. Valinhos apresenta taxa de 4,7 homicídios por 100 mil habitantes atrás de Jaú (2,7) e Indaiatuba (3,5). A média nacional é 37,6 homicídios por 100 mil habitantes.

De acordo com o Ipea, segurança e desenvolvimento humano caminham juntos. Isso significa que quanto mais educação, saúde e emprego, menos violência. A qualidade de vida da população está diretamente relacionada ao desenvolvimento humano, que leva em consideração o atendimento das necessidades básicas, as oportunidades de satisfação das potencialidades individuais, os direitos humanos, e o bem-estar físico e intelectual.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que vem sendo utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde o início dos anos 90 para aferir o desenvolvimento humano em países. Valinhos apresenta índice de 0,819, que é considerado muito alto. Os critérios para avaliar são atendimento escolar, renda per capita, crianças vulneráveis, taxa de desocupação; água e esgoto sanitário inadequados, jovens que não estudam nem trabalham.