Publicado em:

São 162 estudantes da rede municipal, 281 da rede estadual e 119 da rede particular
Valinhos classificou 582 estudantes das redes municipal, estadual, particular e SESI para participar da segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que irá acontecer no dia 28 de setembro. Na Rede Municipal, 162 estudantes farão a prova da segunda etapa. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organizador da Olimpíada, divulgou os classificados na última semana.
Entre as escolas municipais, a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Cecília Meireles, do Jardim Paraíso, foi a que mais teve alunos classificados, 25, sendo 13 no nível 1 e 12 no nível 2. As EMEBs Governador André Franco Montoro (Bom Retiro) e Luiz Antoniazzi (Santo Antônio) emplacaram cada uma 24 alunos na segunda fase.
O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, destacou o número representativo de alunos classificados e atribuiu o bom desempenho à qualidade do ensino nas escolas municipais. “Fico feliz, não apenas pelo grande número de alunos classificados, mas especialmente por ver que o ensino de matemática tem atingido um nível de excelência em sua qualidade que, através da Olimpíada, fica bem perceptível”, disse.
As escolas da rede estadual classificaram 281 estudantes no total. A Escola Estadual (EE) Professor Antônio Alves Aranha foi a que teve mais alunos classificados para a segunda fase, 71 no total, 12 nível 1, 7 nível 2 e 52 no nível 3. Em segundo lugar aparece a EE Professor Cyro de Barros Resende (Santa Cruz), com 57 estudantes, e em terceiro, a EE Flávio de Carvalho (Jardim Pinheiros), com 37 estudantes.
As escolas particulares emplacaram 119 estudantes na segunda fase. O Colégio Etapa teve 55 alunos classificados (12 no nível 1, 12 no nível 2 e 31 no nível 3). Em segundo aparece o Colégio Porto Seguro com 36 e em terceiro o Colégio Fundamentum com 14 estudantes. A Rede SESI classificou 20 alunos.
A relação dos locais das provas da segunda fase será divulgada no dia 27 de agosto. O público-alvo da OBMEP são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.
A OBMEP é dirigida às escolas públicas e privadas brasileiras e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC).
O principal objetivo é estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
Confira abaixo o número de alunos de cada escola classificados para a segunda fase da OBMEP:
REDE MUNICIPAL ALUNOS
EMEB Governador André Franco Montoro 24
EMEB Vice-Prefeito Antonio Mamoni 14
EMBE Dona Carolina De Oliveira Sigrist 04
EMEB Cecília Meireles 25
EMEB Gov. Orestes Quércia 13
EMEB Professor Waldomiro Mayr 11
EMEB Horacio De Salles Cunha 11
EMEB Prefeito Jerônymo Alves Correia 18
EMEB Luiz Antoniazzi 24
EMEB Profª Marli Aparecida Borelli Bazetto 14
EMEB Tomoharu Kimbara 04
ESCOLAS ESTADUAIS ALUNOS
EE Adoniran Barbosa 36
EE Professora Maria Neiva Abdelmassih Justo 34
EE Professora Américo Belluomini 19
EE Professor Antonio Alves Aranha 71
EE Professor Cyro De Barros Rezende 57
EE Professor Jose Leme Do Prado 27
EE Flávio De Carvalho 37
PARTICULARES ALUNOS
Colégio Aesc 10
Colégio Conhecer 04
Colégio Etapa 55
Colégio Fundamentum 14
Porto Seguro Visconde Colégio Unidade Ii 36
REDE SESI 20