Valinhos apresenta roteiro turístico rural a agências de viagens

Valinhos apresenta roteiro turístico rural a agências de viagens

 Encontro do Circuito das Frutas atrai agentes de cidades interessadas nos destinos regionais
Encontro do Circuito das Frutas atrai agentes de cidades interessadas nos destinos regionais

A Prefeitura de Valinhos apresentou roteiro de turismo rural a agências de viagens em reunião do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, no auditório da Prefeitura de Jundiaí, no último dia 4. O evento atraiu agentes de turismo de diferentes cidades, como São Paulo e Campinas, que já oferecem alguns destinos regionais. Também estiveram presentes representantes dos demais municípios que compõem o Circuito das Frutas.

O objetivo da reunião foi detalhar empreendimentos do Circuito, disponíveis para compor roteiros oferecidos pelos agentes para seus clientes, além de incentivar novos empreendimentos ou em fase de acabamento, de forma indireta. Valinhos selecionou destinos personalizados, somando aos atrativos do turismo rural com outras cidades.

“Acreditamos que os pacotes turísticos hoje devem ofertar vivências e não destinos, como almoço na roça, já que a internet contribui em abundância com a venda desses destinos”, explicou a diretora de Turismo, Fernanda Goi, titular do Turismo no Grupo de Trabalho (GT) do Circuito das Frutas.

Entre os atrativos apresentados por Valinhos estão produtos típicos da cidade. “Levamos para o encontro produtos do Sítio Kusakariba e da Associação dos Clubes de Mães, como geleias, goiabadas e panos de prato com a temática da cidade, para as ações de interação e sorteios em meio à nossa apresentação”, disse o chefe de seção do Agroturismo, Samuel Leardini.  

A diretora do Departamento de  Agricultura de Valinhos, Luciana Passos, titular do Turismo no Grupo de Trabalho da Agricultura, afirmou que o agroturismo é uma forma de valorizar o trabalho do produtor rural. “É um trabalho integrado, que diversifica a produção e complementa a renda dos agricultores da nossa cidade", disse.

Animados

Entre os agentes que particparam do encontro, 31% são do trade turístico de outras localidades, 42,6% já comercializam destinos do Circuito das Frutas e 44,4% possuem interesse no tema. “Alguns agentes, que vieram de fora da região, já se manifestaram e ficaram animados em 'vender' a região”, adiantou a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, também titular do Turismo do GT do Circuito, após o evento.

Com base em dados do IBGE de 2015, as cidades do Circuito das Frutas têm, somadas, 1.222.252 habitantes, considerados consumidores potenciais do turismo regional.  São elas Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo, além de Valinhos. Todas estavam representadas no encontro, que teve ainda a participação de representantes do Hotel Blue Tree Valinhos e da Associação de Guias e Monitores.