Valinhos aguarda liberação de novo lote de vacina da gripe

Valinhos aguarda liberação de novo lote de vacina da gripe

Vigilância Estadual informou nesta quarta (1) que não há previsão para liberar novas doses
Vigilância Estadual informou nesta quarta (1) que não há previsão para liberar novas doses

A Secretaria de Saúde de Valinhos aguarda a liberação de um novo lote de vacinas da gripe da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado para retomar a campanha nacional de vacinação na cidade.

Nesta quarta-feira, dia 1º, a Vigilância Estadual informou que não há previsão para a liberação das novas doses da vacina.

Assim que receber as novas doses, Valinhos vai retomar a campanha nacional de vacinação, que nesta primeira etapa é realizada no drive thru da vacinação da gripe, no Parque Municipal da Festa do Figo, e em espaços alternativos em todas as Unidades Báscias de Saúde (UBSs) da cidade.

Valinhos recebeu três lotes de vacina contra a gripe que se esgotaram rapidamente, no mesmo dia em praticamente todas as UBSs, devido à elevada procura dos moradores.

O primeiro lote, de cerca de 6 mil vacinas, foi utilizado no primeiro dia da campanha de vacinação, em 23 de março.

No dia 26 (quinta-feira), o segundo lote foi disponibilizado em Valinhos, de 5,4 mil doses, e o terceiro lote, de 3,4 mil vacinas, foi aplicado segunda-feira (30).

“Está acontecendo uma demanda bem acima do normal pelos moradores, que também estão preocupados com o coronavírus. É importante que todos os grupos de risco contemplados na campanha se vacinem. Há tempo e haverá vacinas para todos”, explicou a diretora de Saúde Coletiva de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos.

Etapas

Na primeira etapa da campanha, desde o dia 23 de março, são vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. Na segunda etapa, que começa no dia 16 de abril, a vacina será aplicada em professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento.

A terceira etapa começa em 9 de maio, quando também acontece o Dia D de Vacinação, para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos 55 a 59 anos.

Este ano, o acesso à vacinação foi ampliado para um grupo também vulnerável, pessoas de 55 anos a 59 anos de idade, que poderão procurar as UBS na terceira fase da campanha.

Espaços alternativos

A vacinação é feita no drive thru da Festa do Figo para idosos e em espaços alternativos, como escolas, centros comunitários e tendas, próximos às UBSs.

Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população

 

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros

UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS

UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme

UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS MACUCO – Dentro da UBS

UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra

UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles

UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto

UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto

UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS

UBS VILA SANTANA – Na área do CETS