VALINHOS 126 ANOS: Prefeita Capitã entrega creche do São Luiz

VALINHOS 126 ANOS: Prefeita Capitã entrega creche do São Luiz

Em clima de dupla comemoração, e sob as honras da Guarda Bandeira da GCM, a Prefeitura de Valinhos entregou na última sexcta-feira, dia 27, às vésperas do município completar seus 126 anos neste sábado, dia 28, as dependências da Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) do bairro São Luiz. O dia festivo tem um fator ainda mais especial, pois a obra estava inacabada quando a administração da prefeita Capitã Lucimara assumiu em 2021, com uma série de itens para ser concluída, além do impedimento de contratar os profissionais em razão da pandemia, em obediência à legislação federal que proibia até janeiro deste ano de 2022 a contratação de novos funcionários no serviço público.

Na inauguração da Cemei, que recebeu o nome de Anna Thomé Mamprin (in memoriam), na presença de seus familiares, a prefeita Capitã Lucimara recebeu diversas pessoas para a cerimônia, entre eles representantes do Poder Legislativo, secretários municipais, educadores da rede municipal e moradores da região do bairro São Luiz. Da Câmara Municipal estiveram presentes o presidente da casa, Franklin Duarte de Lima, e os vereadores César Rocha, líder da prefeita na Câmara, o professor Marcelo Yoshida, Thiago Samasso, Luiz Mayr Neto, e representando a vereadora Simoni Belline, esteve o assessor Edvaldo Moraes.

A prefeita Capitã Lucimara destacou os investimentos constantes e sólidos que seu governo tem promovido na Educação visando um futuro promissor aos estudantes, “inclusive a recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia que estabelece a inovação como ponto central para os ganhos em inteligência emocional e cognitiva, além da garantia dos direito da educação plena e de qualidade para todos”, enfatizou.

“São 80 crianças que já serão atendidas a partir da semana que vem. Esta aqui não é uma inauguração apenas de um prédio, é muito mais que isso, é um equipamento público completo, com projeto, pronto pra funcionar, e atender crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, naquela fase mais sensível onde é necessário muita atenção e estímulo que vão fazer a diferença na vida dessas crianças. E em breve esta creche terá capacidade para atender até 150 crianças numa próxima etapa. Também quero parabenizar os filhos da nossa homenageada. Tenho certeza que a mãe de vocês estaria orgulhosa por esse espaço. A História da família Mamprim se confunde com a da nossa cidade e muito foi feito pela nossa cidade pela família, uma justa homenagem”, disse a prefeita.

O presidente da Câmara destacou a responsabilidade que a Secretaria de Educação tem no município e agradeceu ao ex-vereador Robson Salame, que na gestão anterior foi quem dedicou o nome da senhora Anna Thomé Mamprin à creche. “E também quero agradecer a todos os colaboradores e profissionais que vão receber as crianças nessa creche, que cuidem delas com muito zelo, pois através da Educação é que transformamos o mundo. Passados 20 anos, desde que houve a municipalização da Educação em Valinhos, hoje entendo ainda mais a importância disso, quando vejo a prefeita Capitã Lucimara, que ao assumir o governo e pegar uma obra parada, hoje consegue prepara-la com recursos humanos, móveis, equipá-la, preparando tudo para que as crianças possam vir pra creche e diminuir o déficit por vagas”, disse Franklin.

Já da administração municipal estavam a secretária de Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, o secretário de Cultura, Ricardo do Vale. Ainda estavam na cerimônia as representantes das diretorias regionais de ensino do Estado, Denise Juliano (Oeste) e Marina Cristina (Leste), além da diretora da Cemei Gisele de Cássia Schiavon e a coordenadora pedagógica Marli Miranda Martins de Araújo, recém contratadas por concurso público.

“Quero agradecer a presença da família da nossa homenageada e também de todos os presentes, dos educadores e profissionais que vão compor o quadro desta creche. Pra mim é uma honra integrar a equipe da Educação aqui em Valinhos. Estudei nesta cidade, fiz o antigo magistério no Colégio Ciro de Barros Rezende, fiz estágios em escolas da cidade. E ao entrar aqui hoje tudo isso me veio à mente, sou grata pela oportunidade de pelas mãos da prefeita Lucimara estar aqui inaugurando uma bela escola e ter o privilégio de ser a Secretária de Educação, trabalhando para que essa educação seja cada vez mais forte e digna da cidade que é Valinhos. Que todas as crianças que entrarem aqui sejam salvas pelo saber”, disse a secretária Claudineia.

Da família da homenageada estavam os filhos Valmik Mamprim e sua esposa Estela, Elinor Mamprin, Edna Mamprin Brunello e Marlene Mamprin Forato, além dos netos Augusto, Aluísio, Glauce e Denise.  “Em nome da família tenho a honra de estar aqui e agradecer profundamente esta homenagem. Quando entrei aqui não esperava encontrar esse monumento e fiquei extremamente satisfeito com a imponência desta importante obra, um lugar que é a fonte de tudo. Sem educação não vamos a lugar nenhum e aqui é onde está sendo plantada uma semente”, disse emocionado Valmik. “Essas crianças merecem o melhor. São elas o nosso futuro. Em nome da família eu quero agradecer a todos que contribuíram para que essa creche fosse entregue hoje”, completou.

Ao todo são 37 novos funcionários recém contratados para atender as  80 crianças da região. A Cemei também teve sua estrutura readequada para receber os pequenos alunos, incluindo móveis, materiais pedagógicos e brinquedos, a partir da próxima semana em adaptação escolar, e após dia 14 de junho em período integral.

“Estamos em ritmo acelerado para colocar tudo em ordem e atender todas as 80 crianças. Teremos aqui uma equipe completa, com 37 profissionais, sendo 32 efetivos entre professores e auxiliares de desenvolvimento infantil, além de trabalhadores da merenda e limpeza. Mas quando a creche estiver com sua lotação máxima, de 150 crianças, teremos ao todo 67 funcionários. Estamos ansiosos para receber todos os alunos aqui, primeiramente num período de adaptação e a partir do dia 14 de junho já em período integral”, explicou a diretora da unidade Gisele.

+ Fotos: