Valinhos 123 anos: Coordenadoria da Mulher será inaugurada dia 18

Valinhos 123 anos: Coordenadoria da Mulher será inaugurada dia 18

 Coordenadoria está traçando diagnóstico da situação da mulher em Valinhos
Coordenadoria está traçando diagnóstico da situação da mulher em Valinhos

O prefeito Orestes Previtale entrega no sábado (18) a sede da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, que passa a funcionar no antigo Clube de Mães do Parque das Figueiras, na Rua Abraão Martini, 51. A obra faz parte do calendário de inaugurações de maio, mês de aniversário de Valinhos. O sábado será de festa e de atividades para as mulheres valinhenses, que há tempos aguardam por esse espaço.

"Estamos entregando um novo espaço para planejar e realizar ações que têm como objetivo melhor atender à população feminina da nossa cidade, de maneira abrangente e específica. Essa é uma conquista importante para toda a cidade", disse o prefeito.

A vice-prefeita, Laís Helena, nomeada coordenadora geral em janeiro, destacou que o primeiro passo da Coordenadoria é traçar um diagnóstico da situação da mulher em Valinhos para então articular políticas públicas. Ela afirmou que no local deverá ser implantado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo a essa população.

A Secretaria da Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, esclareceu que a Coordenadoria, na lei, é vinculada à sua pasta e que sempre houve cobrança para execução de uma política para mulheres que envolvesse outras áreas, com ações transversais.

“Agora, com a vinda da nossa vice-prefeita Laís como coordenadora geral, teremos de fato representatividade, o que é de fundamental importância. Afinal, ela terá acesso a todas as secretarias numa linha diferenciada, com capacidade de articulação, que já lhe é peculiar, facilitando as ações”, comentou Dulc. Ela explicou que trata-se de um órgão articulador de diferentes políticas envolvidas.

Segundo a vice-prefeita,  o prédio recebeu serviços de limpeza, manutenção e pintura. “A mobília já existe, pois foi comprada com dinheiro de convênio firmado há alguns anos e foi colocada no novo espaço”, acrescentou Laís.

Programação

A programação que marca a inauguração da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres inclui ações voltadas para a mulher. Entre elas, em parceria com a Secretaria da Saúde, haverá o agendamento de 28 de exames de mamografias para as primeiras mulheres que chegarem, ainda para o mês de maio, com datas disponíveis a serem escolhidas no local. O número de mamografia é referência à data de aniversário de Valinhos, em 28 de maio.

As mulheres receberão um comprovante manual de agendamento e as orientações de preparo para o exame. O agendamento poderá ser feito por mulheres com mais de 40 anos e que não tenham feito nenhuma mamografia há pelo menos um ano. Mulheres com menos de 40 anos somente farão o exame no cado de antecedente de câncer na família. No dia da mamografia, é preciso levar exame anterior.

Também estão confirmadas na programação da inauguração da Coordenadoria a apresentação de violino com o professor Rone César Moreira, da Secretaria Municipal de Cultura, distribuição de pipoca e algodão doce.