Valinhos

Troca de rede de água no bairro Vera Cruz começa nesta quinta-feira

A substituição da rede e ramais de água de parte do bairro Vera Cruz, em Valinhos, começará nesta quinta-feira, 20. Segundo o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), as obras, que serão realizadas por uma empresa particular contratada por meio de licitação, estão previstas para durarem aproximadamente dois meses. Serão investidos cerca de R$ 391 mil, com verbas próprias, com as intervenções em cinco ruas do bairro (Ruas Carlos Gomes, Rio Branco, Anchieta, Castro Alves e Dom Pedro II).
Serão trocados cerca de 770 metros de tubulações e 69 ligações de água. A rede de distribuição de água foi instalada na década de 1960. Será feita limpeza do sistema. De acordo com a área de Operação e Manutenção do DAEV, o método utilizado para a substituição será o não destrutivo com abertura de valas de acesso à tubulação a aproximadamente cada 100 metros, sem a necessidade de interditar toda a via. O objetivo é diminuir os eventuais transtornos aos moradores da área atingida.
As justificativas para a troca da rede e dos ramais da área atingida são: a alta quantidade de vazamentos recentes; água potável perdida com os vazamentos na rede de distribuição; grande número de manutenções; custos e mão de obra com reparos, já que o local possui mosaico português, paralelepípedos e calçadas em concreto; dificuldade para execução de reparos e peças em reposição e contaminação por conta das rupturas afetando a qualidade da água.
O DAEV recomenda que durante a execução dos serviços seja reduzido o consumo de água na região atingida, pois poderá haver interrupções emergenciais no abastecimento de água para a região atingida. A Autarquia ressalta ainda que a pressão da água disponibilizada para os imóveis de parte do bairro Vera Cruz poderá aumentar, por isso é importante o acompanhamento do consumo no hidrômetro e verificar a existência de vazamentos nas instalações internas. Todos os cuidados referentes ao trânsito de veículos e pedestres nas ruas durante as obras serão tomados, inclusive a reposição dos pavimentos após a execução dos serviços, sem ônus aos proprietários.

 

Da Redação

COMPARTILHE NAS REDES