Três missas marcam as comemorações do dia do Padroeiro

Três missas marcam as comemorações do dia do Padroeiro

O Dia do Padroeiro de Valinhos – comemorado nesta segunda-feira, dia 20 – será celebrado na cidade com uma série de programações. Além da 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba – que terá seu primeiro final de semana prolongado devido ao feriado – a Paróquia de São Sebastião terá um dia repleto de atividades.

Como parte da programação da Festa de São Sebastião – que teve início dia 11 e prossegue até o dia 26 -  a programação religiosa terá missas às 10h, às 16h e às 19h. Às 17h30 acontece a tradicional procissão de andores até a Matriz.

Para quem pretende curtir a Festa do padroeiro, o evento conta com exposições sobre a história da Paróquia, dos acervos da Matriz e fotos históricas.

Além da exposição, a Festa – que tem início após as missas - traz música ao vivo todas as noites e os tradicionais quitutes: lanches de Pernil, Calabresa, Hamburguer, Cachorro Quente, Pastel, Yakisoba, Porçoes, Doces, bebidas e muito mais. O esperado Bingo acontece no dia 24, sexta-feira, a partir das 19h30. Entre os prêmios sorteados estão uma TV 50” 4K e R$ 1.500.
Santo

São Sebastião foi escolhido por ter sido um soldado romano e mártir, conhecido como protetor contra as pestes, a fome e a guerra e também protetor das criações e rebanhos. O motivo principal da escolha deste santo foi a proteção que Valinhos recebeu durante a epidemia de febre amarela que atingiu grande parte da população de Campinas em 1889.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 20/01 – Dia do Padroeiro

10h: Missa Solene com Arcebispo Dom João Inácio

12h: Almoço Festivo no Centro Pastoral (venda antecipada de convites)

16h: Missa das Comunidades e Chacareiros no CACC

17h30: Após a missa, tradicional procissão de andores até a Matriz

19h: Missa Solene

Serviços Municipais
No dia do padroeiro do Município, os portões da Festa do Figo abrem às 17h, com entrada gratuita e programação especial para a família valinhense.

No Dia de São Sebastião a Prefeitura de Valinhos permanece fechada, mas os serviços considerados essenciais à população funcionam em sistema de plantão, atendendo pelos telefones: DAEV (115), Guarda Civil Municipal (153), Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193). A UPA 24 horas atenderá normalmente e também pelo 192. A coleta de lixo será realizada sem alteração.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV) o comércio e os bancos não funcionam nesta segunda-feira (20).