Time do Emprego terá vagas para pessoas com deficiência da Apae

Time do Emprego terá vagas para pessoas com deficiência da Apae

Inscrições gratuitas vão até dia 23
Inscrições gratuitas vão até dia 23

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Valinhos recebeu nesta quinta-feira (15) um grupo de nove pessoas com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, que foi conhecer as atividades desenvolvidas no local e buscar orientações sobre inserção no mercado de trabalho. O PAT ofereceu três vagas para a entidade participar do programa estadual Time do Emprego, que está com as inscrições abertas até dia 23.

Na visita, o grupo esteve acompanhado da assistente social Alessandra Forner e da psicóloga Érica Sanches, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó. A atendente Denise Tevola explicou o trabalho do PAT, que consiste na captação de vagas para os moradores de Valinhos, atendimento ao trabalhador, ao empregador e documentação para o seguro-desemprego. Os visitantes puderam ainda conhecer a estrutura física do PAT.

Vários estabelecimentos comerciais e empresas de Valinhos já empregam pessoas com deficiência. “Eu trabalhei como empacotadora por dois anos, mas saí porque era muito cansativo. Faz dois anos que não trabalho”, contou Thalissa Brotamini Milani, de 19 anos. Afonso Fernandes, de 17 anos, conseguiu fazer “bicos” numa empresa no bairro Macuco, carregando caixas de frutas.

Em comum, todos os participantes do grupo têm o desejo de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Eu queria trabalhar numa empresa recebendo as pessoas e orientando para onde elas devem ir”, disse Wellington Fernandes, também de 17 anos. Eles garantem que gostam muito de aprender a trabalhar com computadores.   

Time do Emprego
Durante a visita ao PAT, ficou acertado que três das 30 vagas existentes no programa estadual Time do Emprego serão destinadas aos alunos da APAE. As inscrições gratuitas vão até dia 23, no próprio PAT, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30, com documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG, CPF e comprovante de residência, além de título de eleitor e certificado de reservista no caso dos homens). O curso será ministrado entre os dias 2 e 17 de setembro, das 8h às 12h, na Sala Ivan Fleury (Paço Municipal).

O treinamento permite que participantes reconheçam suas habilidades e objetivos em relação à vaga desejada. Também serão ensinadas técnicas para elaboração de currículo, cuidados nas redes sociais, planejamento financeiro, comportamento em testes e dinâmicas, além de dicas sobre como manter a autoestima durante a procura de emprego.