Sustentabilidade Hídrica é tema de reunião entre Flávio Rachid, Prefeita Lucimara e representantes do Consórcio PCJ

Sustentabilidade Hídrica é tema de reunião entre Flávio Rachid, Prefeita Lucimara e representantes do Consórcio PCJ

DAEV

O Presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), engenheiro Flávio Rachid, a Prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen, participaram de uma reunião com representantes do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz -  secretário executivo  e Flávio Stenico – assessor técnico. O encontro com os representantes foi virtual, devido às medidas de contenção à pandemia do Covid-19, aconteceu na sexta-feira, dia 22.

Francisco Lahóz explicou sobre a base do trabalho da entidade e fez esclarecimentos sobre o planejamento estratégico futuro.  O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência integrando todos os setores em prol de uma gestão eficiente da água.

Para Flávio Rachid, a reunião foi muito importante, pois foi possível tratar da realidade e desafios da gestão dos recursos hídricos. “Reforçamos o compromisso do DAEV com o fomento de ações sustentáveis, colaborando para o crescimento econômico consciente e a promoção da qualidade de vida da população valinhense”, disse.

“Estou muito feliz com a pro atividade do Presidente Flávio Rachid a frente do DAEV, temos a certeza de que iremos participar ativamente do Consórcio PCJ”, enfatizou a Prefeita Capitã Lucimara.

Os 31 anos de história do Consórcio PCJ foi citado pelo assessor técnico do Consórcio PCJ, o sanitarista Flávio Stenico, que explanou sobre os preparativos para as eleições do Conselho Diretor da entidade e seus Programas de Atuação na Gestão dos Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente. A nova Diretoria a ser eleita entre os prefeitos dos municípios associados assumirá a entidade a partir de primeiro de abril.

Outra boa notícia comemorada pela Prefeita Capitã Lucimara, foi a retomada das obras de implantação do Reservatório Duas Pontes, no Rio Camanducaia em Amparo. A barragem Duas Pontes terá capacidade de 53,4 milhões de metros cúbicos com vazão regularizada de 8,7 m³/s. Junto com o Reservatório de Pedreira, já em construção, o sistema poderá apresentar vazões regularizadas de 17m³/s para as Bacias PCJ.

A Prefeita frisou que o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental são prioridades de seu governo e um importante requisito é a autonomia hídrica.  “Por isso esse diálogo é tão importante para o planejamento estratégico de nossa cidade”, explicou a Prefeita Capitã Lucimara.