Valinhos

SEMANA DO MEIO AMBIENTE Valinhos conserva apenas 3,85% da mata atlântica original do município

A área remanescente de Mata Atlântica de Valinhos equivale a cerca de 572 hectares ou 744 campos de futebol. Isso é o que apontam os dados disponibilizados pelo “Aqui tem Mata”, hotsite que apresenta, por meio de mapas interativos e gráficos, informações sobre o estado de conservação de florestas, mangues, restingas e outros ambientes do bioma.

O estudo detalha a situação dos remanescentes florestais e seus ecossistemas associados nos 3.429 municípios abrangidos pelo mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica. Os dados são originados do Atlas da Mata Atlântica, monitoramento que gera relatórios anuais sobre o estado de conservação da floresta. Dados adicionais, relatórios técnicos, mapas, estatísticas e arquivos vetoriais (shapefile) podem ser obtidos no servidor de mapas: http://mapas.sosma.org.br/.

De acordo com o Mapa, que leva em conta as áreas de mata nativa acima de três hectares, desde 2008 Valinhos passou a registrar queda no processo de desmatamento. Entre 2010 e 2017 não houve mais desmatamento. No ranking de desmatamento dos municípios que contemplam Mata Atlântica, Valinhos ocupa a posição de 87º lugar.

De acordo com o monitoramento da Fundação Mata Atlântica que é realizado há mais de 30 anos, 2005 foi o último ano que o município registrou perda de Mata Atlântica, 3,48 hectares ou 34.800 metros quadrados. Hoje, a área remanescente de 572 hectares representa 3,85% da área total do município.

SERVIÇO:
www.aquitemmata.org.br
Basta inserir o nome de um município para descobrir o que resta de vegetação, as bacias hidrográficas presentes na cidade, o ranking municipal de desmatamento e se existe alguma área preservada de Mata Atlântica no bairro ou em regiões próximas, como parques, reservas federais, estaduais e municipais.

COMPARTILHE NAS REDES