Secretários recebem comissão para discutir o trasporte escolar

Secretários recebem comissão para discutir o trasporte escolar

 

Motoristas de transporte escolar fizeram hoje, Dia do Transportador Escolar no Estado de São Paulo, em Valinhos e em outros municípios do Estado, uma manifestação para chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pela categoria durante a pandemia do coronavírus.

Em Valinhos, vans do transporte de estudantes ficaram estacionadas, pela manhã, na Rua Antônio Carlos, região central da cidade, inclusive na frente da Prefeitura.

Uma comissão desses transportadores, incluindo a presidente da Associação dos Condutores Escolares de Valinhos (ACEV), Fabiana Buttignoli Vieira, se reuniu nesta manhã com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Carlos Roberto Tosto, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Previtali, e de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino.

Ao final do encontro, o grupo se reuniu ainda com o prefeito Orestes Previtale Júnior.

Na ocasião, foi apresentado um resumo do cenário e das dificuldades enfrentadas pela categoria em Valinhos devido à suspensão das aulas com a quarentena.

Um dos temas discutido no encontro foi um pedido dos transportadores para que a Prefeitura ofereça suporte para a busca de recursos junto ao Banco do Povo e aos bancos estatais, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

A categoria se comprometeu a apresentar nos próximos dias uma pauta de reivindicações para a Prefeitura avaliar. As demandas, assim que recebidas, serão analisadas por cada área da Administração e serão encaminhadas dentro da legalidade e de acordo com a capacidade de realização do Município.

Sobre o projeto de auxílio aprovado pela Câmara, a Prefeitura, apesar de sensível às demandas da categoria, entende que ele tem vício de iniciativa e é inconstitucional por gerar uma despesa para o Executivo. Entende também a Prefeitura que a proposta privilegia uma única categoria em momento de crise econômica generalizada.

Além disso, os governos do Estado e Federal anunciaram linhas de crédito para atender micro e pequenos empreendedores durante a pandemia. Os órgãos competentes da Administração Municipal se comprometeram, na reunião de hoje, com representantes da categoria, a oferecer suporte no sentido de acesso a esses benefícios.