Valinhos

São Marcos ganha feira do produtor aos sábados no dia 7

A região do Jardim São Marcos, em Valinhos, ganha sua primeira feira do produtor, a Sábado Também É Feira, que será inaugurada no dia 7 de dezembro (sábado). O local terá 15 barracas de agricultores valinhenses e funcionará sempre aos sábados, entre 7h e 11h, oferecendo produtos de qualidade a preços baixos, diretamente do agricultor para o consumidor. Em parceria com a associação do bairro, a iniciativa é uma extensão da Quarta É Feira, feira noturna que funciona no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, na área central.

Na manhã de segunda-feira (25), os produtores estiveram no espaço da Sábado Também É Feira, que funcionará na Quadra Esportiva do Jardim São Gertrudes. O local oferece infraestrutura adequada para acolher os feirantes e os consumidores. “É uma área coberta, tem banheiros e a reforma está sendo finalizada", adiantou a diretora do Departamento de Agricultura, Luciana Passos. Segundo ela, a feira do São Marcos tem o mesmo formato da Quarta É Feira, com barracas padronizadas.
           
"É um espaço pensado pela funcionalidade e praticidade dos moradores do São Marcos e entorno”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó. Segundo ele, a região tem muitos moradores e boa visibilidade, garantindo movimentação de pessoas e carros.

Os últimos detalhes da feira foram debatidos em reunião na tarde da segunda com o presidente da Associação do São Marcos, Léo Godoi. A associação será responsável pela praça de alimentação, que inicialmente deve oferecer pastel, lanches e refrigerantes. “Fizemos uma solicitação para que o bairro e o entorno tivessem uma feira, que será uma extensão da Quarta É Feira”, explicou, sobre a instalação do projeto no bairro, que é bastante populoso.

Dos 15 produtores, três são novos. Os demais integram tambpem a feira noturna no CACC. No São Marcos, a comunidade terá à disposição verduras, legumes, frutas, ovo, produtos hidropônicos, cogumelo, mel e frutas. “Tudo produzido em terras valinhenses. Hoje fazemos um trabalho junto ao produtor para diminuir o uso de agrotóxico. É quase tudo natural”, garantiu o chefe de seção da Agricultura, José Fernando Strabello.

Após a inauguração, será eleito um comitê com três produtores para garantir a organização da feira. “Será semelhante à Quarta É Feira, que tem seu comitê. Quem está no local é quem conhece as necessidades e possibilidades de incremento”, adiantou o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Previtali.

Oportunidade

Na barraca da família Mazzarella, uma das mais novas da feira, vai ter abóbora, quiabo, vagem, tomate, brócolis, couve-flor e pimentão. Com essa produção diversificada, distribuída em 1,5 hectare, participar da feira é uma oportunidade, uma vez que seus produtos são vendidos para um intermediário de Piracicaba.

“Estamos muito animados. Para o produtor é uma oportunidade de ter um ganho melhor com a venda direta e o consumidor tem um preço justo”, explicou o arrendador das terras, André Mazzarella, lembrando que a barraca será administrada pela mulher, Cilene. A família  estuda a plantação de outros produtos, como morango, alho e uma espécie de jiló.

COMPARTILHE NAS REDES