Rotary Club realiza Campanha de Doação de Sangue

Rotary Club realiza Campanha de Doação de Sangue

O Rotary Club de Valinhos realiza na próxima terça-feira, dia 19, das 8h30 às 12h, mais uma Campanha Mensal de Doação de Sangue. Esta é a 210ª edição da campanha que é realizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Valinhos apoia a iniciativa e ressalta a importância da doação de sangue, ato voluntário que pode salvar muitas vidas.

Para o presidente do Rotary Clube, Jarbas Lopes Cardoso Jr., o ato de doar sangue é um ato de amor ao próximo.  “Cada bolsa de sangue coletada pode beneficiar a vida de até quatro pacientes”, explica.

Para ser um doador de sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições gerais de saúde; descansado, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação. Além disso, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos antes da doação e, após o almoço, o voluntário deverá aguardar 3 horas para doar.

Segundo ele, pandemia deixou os estoques dos bancos de sangue baixos e a demanda por transfusão continua alta. “Para atender a crescente demanda é fundamental que aumentemos o número de doadores e, é esse é apelo que fazemos à população valinhense", disse.

O Rotary Club também ressalta a obrigatoriedade de apresentar documento de identificação com foto, preferencialmente RG ou CNH, e informar o endereço completo, incluindo o CEP, para realizar a doação. Para pessoas menores de 18 anos, também é necessário apresentar um formulário de autorização dos responsáveis.

Intervalo entre doações

Homem: 60 dias - (máximo 4 vezes nos últimos 12 meses)

Mulher: 90 dias - (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses)

Idade entre 60 e 69 anos: 180 dias - (máximo 2 vezes nos últimos 12 meses)

Serviço:

Campanha Mensal de Doação de Sangue

Loca - sede do Rotary Club de Valinhos

Rua Doze de Outubro, 635, Vila Santana

O Rotary Club também disponibiliza os telefones: 3871-2821/ 3871-2505 para esclarecimento de demais dúvidas.

Mais informações sobre os critérios necessários para doação de sangue podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, por meio do link: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/.