Rede Municipal tem material novo para a Educação Física

Rede Municipal tem material novo para a Educação Física

Novos e modernos equipamentos para a prática de educação física foram adquiridos pela Prefeitura de Valinhos para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Quando as aulas forem retomadas, após a quarentena provocada pelo coronavírus, os estudantes terão os materiais disponíveis para a prática de atividades. São 126 itens diferentes de acordo com a faixa etária dos alunos.

No começo do primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Educação abriu licitação para aquisição de 126 itens de material para a disciplina de Educação Física. Os materiais foram adquiridos, mas antes que pudessem chegar até as escolas municipais veio a quarentena e com ela a suspensão das aulas.

De acordo com o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, os novos materiais eram uma reivindicação dos professores da área e a lista foi preparada por eles. Na relação dos novos materiais estão jogos de tabuleiro como dama, xadrez, dominó; equipamentos para jogos em dupla como taco, frescobol, badminton, pingue-pongue, frescobol, petecas, além de bolas, colchões, slack line, espaguetes, tatames em EVA, túnel, entre outros.

“Fizemos uma compra ampla com 126 itens para atender a todas as faixas etárias que estão aptas a participarem das aulas de educação física”, disse o professor Zeno. Segundo ele, os materiais disponíveis nas escolas estavam obsoletos e não atendiam a alguns requisitos pedagógicos.

Segurança

Ainda de acordo com o professor Zeno, o uso desse novo material ficará condicionado aos protocolos de segurança estabelecidos para as escolas municipais assim que as aulas forem retomadas e, mais especificamente, as aulas de Educação Física, uma vez que a maioria delas exige o contato direto dos alunos.

“Sabemos que o novo normal na área de educação vai exigir em primeiro lugar a segurança de nossos alunos, professores e servidores. Mas a comunidade precisa tomar conhecimento do que a Secretaria de Educação está realizando para sua comunidade estudantil”, explicou Ruedell

No mês de março, antes da quarentena, a Secretaria de Educação, dentro de um processo de melhorias das unidades escolares estabelecido pela Administração Municipal, já tinha no seu planejamento a renovação das mesas de alimentação, frota de carrinhos e a troca dos colchões dos Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que já foi realizada.

Em relação às Escolas Municipais do Ensino Básico (EMEBs), o planejamento, também executado, incluiu a troca do mobiliário, eletrodomésticos como geladeira, freezer, fogão e diversos utensílios de cozinha.