Programa Peixe & Cia é retomado nesta sexta no CLT

Programa Peixe & Cia é retomado nesta sexta no CLT

O repovoamento das lagoas do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva com uma tonelada de peixe, da espécie tilápia, marcam a retomada do programa Peixe & Cia, que oferece a prática de pesca para integrantes da Melhor Idade. A cerimônia de lançamento do evento será realizada nesta sexta-feira (22), às 14h30. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) e a Secretaria de Assistência Social (SAS).

Para melhor acolher os idosos inscritos no programa, o espaço passou por uma série de melhorias, executadas pelo Daev em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Corpus. Entre os serviços executados estão limpeza do local, corte de mato, poda de árvores, reforma, pintura, incluindo bancos, quiosques, banheiros e iluminação, além da reconstrução de uma passagem sobre o lago e construção de uma segunda passagem.

Segundo o DAEV, no dia de lançamento do programa somente será permitida a pesca esportiva, pois os peixes recém-chegados estão em fase de adaptação às lagoas. A pesca será liberada para os idosos do Grupo 1, às terças-feiras, das 7h às 17h, e para o Grupo 2, às quintas-feiras, das 7h às 17h.

O programa teve de ser interrompido em 2017 para a construção de uma adutora no espaço, que ampliou a captação e oferta de água para o Município, dentro de um amplo programa da Prefeitura e do Daev para segurança hídrica de Valinhos, com muitas ações e obras. 

O Peixe & Cia tem 170 inscritos acima de 60 anos. De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social, todos os idosos estão inseridos no Programa de Atendimento do Centro de Convivência do Idoso e nesta sexta-feira (22) receberão as carteirinhas atualizadas para participação específica no programa de pesca.

Os interessados em participar do programa de pesca devem se inscrever no CCI (Centro de Convivência do Idoso), que funciona na Rua Campos Sales, nº 49, no Centro. Mais informações pelo telefone 3869-2013.

REGULAMENTO DO PROGRAMA

1)       Zelar por um ambiente saudável de convivência e respeito mútuo, assim como pela conservação e limpeza do local.

2)       Não é permitido fazer uso de cigarro ou bebida alcoólica no local. O integrante que descumprir esta orientação está sujeito a suspensão do projeto pelo período de 15 dias.

3)       Não serão admitidas novas pessoas no projeto sem que antes participem da reunião de acolhimento no Centro Municipal de Convivência do Idoso.

4)       Os casos de afastamento ou desligamento do projeto devem ser comunicados à Comissão Gestora ou no Centro Municipal de Convivência do Idoso.

5)       É obrigatória a participação nas reuniões trimestrais realizadas pela Direção do Projeto Peixe & Cia, conforme calendário anexo na carteirinha. Na ocasião, será autorizada a pesca. Quem não puder participar, terá de apresentar justificativa para que seja autorizada a pesca.

6)       É obrigatória a apresentação do cartão de pesca do Programa de Atendimento ao Idoso devidamente atualizado.

7)       Ficam estabelecidos dois dias de pesca, sendo: Grupo 1, às terça-feiras das 7 às 17 horas; Grupo 2, às quintas-feiras das 7 às 17 horas. É importante destacar que os integrantes de cada grupo deverão respeitar seu dia de pesca, não sendo permitida a atividade em dia que não o definido. Esta regra vale para os integrantes da Comissão Gestora.

8)       Só é permitido usar como isca minhocas, bichos de fruta e massas.

9)       São permitidas misturas caseiras tipo quirela, farelo de trigo ou ração para coelho ou peixe.

Observação: É expressamente proibido qualquer outro tipo de ração, como por exemplo, estrume de porco.

10)     Só é permitido pescar com até 3 varas, podendo ser simples ou molinete.

11)     É expressamente proibido o uso de anzol garatéia (tipo Tempra), gancho, fisga, espinhal ou covo. Também é proibido uso de todos os tipos de rede e de pesca na batida.

12)     Só é permitido que cada pescador leve até 3 quilos de peixe, devendo o mesmo observar que, pescada essa quantidade, os demais peixes devem ser devolvidos à lagoa.

13)     O excesso de peixes que ultrapassar 3 quilos na hora da pesagem será doado a outros integrantes do projeto.

14)     É proibida a venda de peixe entre os integrantes e fora do Programa

15)     É sugerida a pesca esportiva a todos os integrantes como forma de colaborar com o equilíbrio do meio ambiente.

16)     O não cumprimento das regras acima terá suspensão do Programa no período de 15 dias.