Programa FAC do Procon Valinhos é pioneiro em todo o País

Programa FAC do Procon Valinhos é pioneiro em todo o País

Equipe de Valinhos é convidada a palestrar em outras unidades do Procon
Equipe de Valinhos é convidada a palestrar em outras unidades do Procon

O programa Fornecedor Amigo do Consumidor (FAC), desenvolvido pelo Procon Valinhos, é pioneiro em todo País, reconhecimento feito pelo diretor-presidente da Fundação  de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo, Fernando Capez, em reunião em Jundiaí. Desde maio, o FAC reúne fornecedor e cliente, frente a frente, para agilizar a solução das queixas prestadas.

O reconhecimento aconteceu em reunião realizada no auditório do Paço Municipal de Jundiaí, com Capez, advogado e doutor em Direito, representantes de 38 Procons da Regional Campinas e Jundiaí, o diretor regional do Procon, Alair Júnior, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado,  e outras autoridades.

O objetivo da reunião é promover a união e troca de experiências entre os participantes, e debater ideias para aprimorar o órgão.

“Fomos convidados a palestrar sobre o programa por ser uma inovação em todos os Procons”, disse a diretora do Procon Valinhos, Vilma Albuquerque. Segundo ela, o FAC reduz muito o prazo de atendimento ao consumidor e a resposta da empresa.

“Isso é de extrema relevância para nós, defensores dos consumidores. O programa também gera economia às prefeituras e aos fornecedores, fator importante na atual conjuntura de crise nacional e em todos os municípios”, comentou Vilma.

A diretora acrescentou que o programa coloca o cliente face a face com a empresa alvo de reclamação, o que facilita os trâmites do processo para chegar a uma solução, garantindo um bom atendimento. Ela lembrou que o apoio do prefeito Orestes Previtale Júnior foi fundamental para que o programa fosse implantado em Valinhos. “Nosso prefeito vê no Procon um serviço de grande  importância para o morador , mesma importância que têm outras secretárias municipais”, disse.

As empresas Claro/Net e CPFL já participaram do FAC. No caso da Claro/Net, 38 solicitações foram resolvidas em duas horas. A CPFL, que participa do FAC uma vez por semana, já fez nove atendimentos, seis resolvidos, em menos de uma hora, e três ainda estão em discussão. Antes do programa, a espera era de ao menos 20 dias.

O atendimento é sempre agendado pelo Procon Valinhos. Segundo Vilma, Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Visual Calçados, Plano de Saúde Santa Casa, Microcamp e Instituto Embelleze já aderiram ao FAC. "O comércio de Valinhos raramente recebe reclamações dos consumidores e as poucas que temos são resolvidas em meia hora", afirmou a diretora do Procon Valinhos.

Procon em Casa

Vilma explicou que, além do FAC, outro programa do Procon Valinhos é pioneiro no País. O Procon em Casa é um projeto de acessibilidade humanizada  a todos consumidores com dificuldade de locomoção. Esses consumidores devem agendar uma visita em suas casas na página do Procon no site da Prefeitura, http://179.108.81.2:8715/WSPV/procon/web.

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