Prefeitura segue com ações de preservação da Lagoa Cambará

Prefeitura segue com ações de preservação da Lagoa Cambará

A Secretaria de Serviços Públicos, tem dado sequência às ações de preservação da lagoa Cambará, durante o mês de janeiro. As obras de drenagem e retenção de sedimentos são executadas, direcionando as águas pluviais de ruas ao entorno para dentro da lagoa. Em atendimento ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) iniciou, ainda, o plantio de 511 mudas de árvores nativas no local.

“Desde o ano passado, temos investido em ações na área de saneamento básico, nas mais diversas frentes. O fundamental, neste processo, é o planejamento de cada ação, que resultou por exemplo na suspensão do racionamento e no retorno do fornecimento total de água para a cidade. Em paralelo, temos realizado obras na cidade para garantir segurança e tranquilidade à população. Assim como também investindo em ações na área ambiental. E esta, na Lagoa, é mais uma que complementa esta lista”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Na última segunda-feira (10), o Departamento de Praças e Jardins da Secretaria iniciou o plantio das mudas de árvores nativas devido a obra de desassoreamento, feita na lagoa no ano de 2020. “A ação enriquece o local e garante proteção a duas nascentes”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Gustavo Yansen.

Segundo ele, a ação é uma iniciativa de um plano vindo do CMMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente ), que se estenderá as 61 nascentes existentes em áreas públicas do município.