Prefeitura reforça importância de inscrição no Cadastro Único

Prefeitura reforça importância de inscrição no Cadastro Único

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, reforça a importância da inscrição no Cadastro Único do Governo Federal por parte dos moradores da cidade que possuem renda familiar de até 3 salários-mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.

O Cadastro Único é um direito de todo cidadão. Além de ser a forma de acesso a programas e benefícios, também é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias/pessoas do município, permitindo que o governo conheça melhor a realidade da população e formule políticas públicas para ampliar o acesso aos direitos sociais.

Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. A maioria das pessoas procura o Cadastro Único para acesso ao Programa Bolsa Família, mas ele também pode trazer outros benefícios, através de diversos programas federais e estaduais.

Para mais informações, o munícipe deve entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do seu bairro ou com a Central de Cadastro Único.

Programas Federais:
Benefício de Prestação Continuada
Tarifa Social de Energia Elétrica
Contribuição Facultativa Baixa Renda
Identidade Jovem (15 a 29 anos)
Enem
Carteira Idoso (acima de 60 anos)
Isenção taxa Concurso público Federal
Carta Social
Programa Bolsa Família

Programas Estaduais:
Programa Viva Leite
Programas Renda Cidadã, Ação Jovem e Renda Cidadã Idoso

Serviço:
Central de Cadastro Único – Secretaria de Assistência Social
Endereço: Av. dos Esportes, 303 – em frente ao CACC - “Adoniran Barbosa”
Telefone: 3871-3964