Prefeitura instala placas de velocidade indicando fiscalização

Prefeitura instala placas de velocidade indicando fiscalização

Iniciativa da Administração Municipal é reforçar aos motoristas que o sistema já está operando
Iniciativa da Administração Municipal é reforçar aos motoristas que o sistema já está operando

A Prefeitura de Valinhos conclui nesta terça-feira (11) a instalação de 26 novas placas de velocidade máxima permitida com indicativo de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas onde está operando o sistema de fiscalização do trânsito na cidade, próximo aos equipamentos. As placas com a velocidade regulamentada das vias já estavam instaladas, mas a iniciativa da Administração Municipal é reforçar aos motoristas que o sistema já está operando efetivamente.

Estão sendo instaladas nove placas de 40 quilômetros por hora, nove de 50 quilômetros por hora e oito placas de 60 quilômetros por hora em todos os locais onde há equipamento de fiscalização de velocidade, sendo 19 fixos, três lombadas eletrônicas e quatro semáforos com controle de velocidade.

A sinalização de alerta para a existência de radares fixos ou móveis não é obrigatória desde 2011, mas a Prefeitura quer alertar os motoristas e garantir segurança para todos que trafegam diariamente pela cidade.

A Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispensou as placas avisando sobre a existência de radares, mas exige que os equipamentos estejam visíveis e que as vias tenham placas indicando a velocidade máxima permitida.

Operação

A operação efetiva de todos os pontos do sistema de controle eletrônico de fiscalização de trânsito da cidade começou no dia 3 de junho. Os 32 equipamentos instalados estão fiscalizando e autuando os motoristas infratores.

A medida faz parte das ações adotadas pela Administração Municipal para reduzir e prevenir acidentes nas vias que apresentam maior risco. O último contrato que garantia um sistema operante de radares terminou em meados de 2016.

Desativação no período noturno

Os equipamentos eletrônicos de controle de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixas de pedestres instalados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos estão desativados das 22h às 6h em todos os dias da semana desde a quinta-feira passada, dia 6 de junho. Placas serão instaladas nos semáforos para orientar os motoristas.

Os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade permanecem ligados e ativos durante 24 horas por dia.