Prefeitura forma 49 novos Agentes Mirins do Trânsito

Prefeitura forma 49 novos Agentes Mirins do Trânsito

Cerimômia contou com a primeira Agente formada em Valinhos há nove anos
Cerimômia contou com a primeira Agente formada em Valinhos há nove anos

A Prefeitura de Valinhos formou nesta terça-feira (3) a 9ª turma do Programa Agentes Mirins do Trânsito, parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana e Educação. Participaram do Programa 49 anos alunos de duas classes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prefeito Jeronymo Alves Correa, no Jardim do Lago. A primeira Agente Mirim de Trânsito formada pelo Programa, a estudante Iris Santos, participou do evento

Iniciado no dia 1º de agosto o Programa foi dividido em módulos ministrados por profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, ambas corporações vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, e também das secretarias de  Saúde e da Educação, da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, além da Mobilidade Urbana.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, foram realizadas aulas teóricas e atividades práticas sobre meios de transporte, sinalização e trânsito de uma maneira geral, envolvendo motorista, pedestre e também o ciclista. Ainda foram abordados na grade do Programa primeiros-socorros, acidentes domésticos, drogas licitas e ilícitas, riscos e regras de segurança, riscos da pipa com cerol e assuntos ligados à área de vigilância sanitária.

A solenidade de formatura contou com a participação dos pais e convidados e teve uma programação especial. Houve leitura de texto sobre a Paz no Trânsito, apresentação musical de flauta doce e homenagens para os profissionais envolvidos no Programa, com brindes produzidos pelos próprios alunos, focando os temas do aprendizado que tiveram ao longo de três meses de Programa. Ao final, os novos Agentes Mirins de Trânsito receberam certificados.

Entre os presentes estavam a vice-prefeita Laís Helena, representando o prefeito Orestes Previtale Júnior, os secretários de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino, e de Educação, Zeno Ruedell, a capitã da Polícia Militar Lucimara Godoy Villas Boas, o sarjento do Corpo de Bombeiros Fernando Nogueira Marques de Lima, o agente de trânsito José Antônio Bombeiro, representando os demais que participaram do Programa, e o diretor da EMEB do Jardim do Lago, Alex Sander Contiero.

Presença

Presença marcante na solenidade, a primeira Agente Mirim de Trânsito formada pelo Programa, a estudante Iris Santos, foi a primeira a falar e destacou a importância na sociedade das crianças, que são agentes multiplicadores de pensamentos e comportamentos.

“A curiosidade das crianças e o fato de serem questionadores resulta na criação do senso crítico e de responsabilidade, assim como a própria interatividade em sociedade. Nossa geração é o futuro e devemos construir consciência e valores”, disse Iris, ao acrescentar que estava muito feliz por ter participado do Programa há nove anos e hoje poder passar sua experiência para os novos Agentes Mirins do Trânsito.

A vice-prefeita disse que a jovem Íris é um exemplo de que o Programa de Agentes Mirins de Trânsito é um divisor de águas na vida das crianças. “A partir do aprendizado que vocês têm, acaba havendo uma transformação com a definição de valores e a consciência do que é certo ou errado, não só na área de trânsito, mas de uma maneira geral em sociedade. É muito gratificante vivenciar essa transformação de vocês, que acabam se tornando agentes multiplicadores de cidadania”, comentou Laís.

Cidadania

O secretário de Mobilidade Urbana disse que o discurso da primeira Agente Mirim demonstrou que o Programa está atingindo seu objetivo desde o início, que é justamente, desenvolver a consciência nas crianças, não só no trânsito, mas também de uma maneira geral em sociedade. “São nossas crianças que ajudarão na construção de um mundo melhor e com certeza nossos Agentes Mirins de Trânsito são multiplicadores de cidadania”, ressaltou Haddad.

O secretário de Educação destacou a importância do Programa em ensinar para crianças importantes valores de vida que contribuem que elas possam fazer suas próprias escolhas com equilíbrio. “A transformação do mundo começa nas crianças”, disse Zeno.