Prefeitura amplia de 35 para 150 o número de estagiários em 2019

Prefeitura amplia de 35 para 150 o número de estagiários em 2019

Grupo foi recebido pelo profeito Orestes Previtale (DEM) na última quinta-feira, dia 12, na Prefeitura antes do início das férias de fim de ano
Grupo foi recebido pelo profeito Orestes Previtale (DEM) na última quinta-feira, dia 12, na Prefeitura antes do início das férias de fim de ano

O Programa de Estágio da Prefeitura, ligada ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ampliou de 35 para 150 alunos, aumento de 428%, entre 2017 e 2019. Desse grupo, 70 estão trabalhando em várias secretarias e 80 atuam na Secretaria de Educação, no atendimento a crianças com deficiência. Os estagiários foram recebidos nesta semana na Prefietura, na sala Ivan Fleury, no Paço Municipal, pelo prefeito Orestes Previtale Júnior.

A maioria do grupo de estagiários é de Valinhos, mas há alguns de cidades vizinhas, que alegam encontrar no Município condições melhores para desenvolverem seus conhecimentos. Segundo o prefeito, o crescimento do grupo é aposta numa nova experiência. “É um investimento na ordem funcional, social e econômica. É uma oportunidade de emprego e de experiência”, disse. Orestes ressaltou os benefícios dos estagiários na área da Educação. “Vocês influenciaram o serviço público e foi uma novidade esse relacionamento entre o grupo e servidores na rede municipal”, afirmou.

O secretário de Assuntos Internos, Wilton Borges, destacou o crescimento do grupo, que começou em 2017 com 35 estudantes. “Hoje temos um grupo de 150 estagiários”, confirmou, lembrando que os 80 estudantes que atendem à Educação chegaram no segundo semestre deste ano.

Os estagiários da Educação atendem as 51 escolas na cidade. Cada um se dedica a uma criança com deficiência. O retorno do grupo está previsto para o próximo ano, antes do término das férias escolares, quando deverá fazer nova capacitação profissional.

Tímidos, aos poucos os estagiários contaram sobre suas passagens na administração pública. Victor Hugo Olegário Pires, de 21 anos, que trabalha na EMEB Antônio Perseghitti desde agosto deste ano, agradeceu a oportunidade e lembrou dos desafios na área de Pedagogia. “A figura masculina na Pedagogia ainda é meio rara”, disse, lembrando que algumas mães ainda ficam preocupadas no cuidado com seus filhos. “Mas a Prefeitura está mudando isso”, acrescentou.

Cursando Administração, o estagiário Antônio César Marques Schumacher, 21 anos, cumpre horário junto ao Protocolo Geral, há quase um ano. “Ali é um lugar que dá oportunidade de convívio com o munícipe e com o funcionário”, disse. Ele lembrou a importância do setor, que atualmente trabalha em cerca de 24 mil processos. “É muita demanda”, comentou.

Juliane Secol, de 24 anos, não retorna mais às atividades da Prefeitura. A reunião de final de ano com o prefeito foi seu último dia como estagiária. “Eu estou me formando em Direito. Fiquei aqui quase dois anos”, comemorou. Ela trabalhou na Procuradoria Geral e disse que adquiriu muitos conhecimentos práticos. “Permitiu que eu familiarizasse com os sites dos tribunais, elaboração de petição, de recursos. Eu conheci a rotina da minha profissão”, garantiu.