Valinhos

Prefeitura abre mais 500 vagas em creches

A Prefeitura de Valinhos abriu mais 500 vagas em creches neste ano letivo. A ampliação foi possível porque a Secretaria da Educação estabeleceu turnos de seis, dez ou até 12 horas de permanência de crianças nos estabelecimentos. Ou seja: mães que ainda não trabalham fora de casa deverão deixar seus filhos por apenas seis horas na creche.
O secretário de Educação, Danilo Sorroce, ressaltou a importância de as crianças ficarem também com os familiares para o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento mais harmonioso. “A creche é um direito da criança, mas é direito dela também a permanência com os pais”, reforçou Sorroce.
Já as mães que trabalham fora de casa terão de comprovar o vínculo empregatício para que o turno de permanência da criança na creche seja de 10 horas (em creches conveniadas) ou até 12 horas (nas municipais). “Com essa mudança, estamos conseguindo atender mais crianças e, ao mesmo tempo, possibilitando que os filhos possam ter um convívio maior com as mães que ainda não trabalham fora de casa”, disse o secretário Danilo Sorroce.
No novo formato, as creches municipais oferecem dois períodos: das 7h às 13h ou das 13h às 19h. Já nas creches conveniadas o horário de funcionamento é das 7h às 17h, com a possibilidade de permanência de até 10h.
A rede municipal conta com oito creches municipais e oito conveniadas, que juntas atendem atualmente perto de 1,6 mil alunos com idade a partir dos quatro meses até três anos. O município também dispõe de vagas nas creches Tia Nair e Instituto Esperança, unidades I, II e III, a partir do pagamento de subvenções.

Inscrições
Segundo a Secretaria da Educação, com a mudança no atendimento, atualmente há vagas para algumas modalidades, especialmente maternal II.
Os pais interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua casa, munidos de comprovante de endereço, certidão de nascimento da criança e comprovante de trabalho. As inscrições são realizadas sempre às terças-feiras, das 8h às 16h, e somente nas creches municipais. 

De acordo com a Secretaria da Educação, não havendo vaga na modalidade e horários desejados, o nome da criança irá para uma lista de espera.

DOCUMENTOS

  • Comprovante de endereço
  • Certidão de nascimento da criança
  • Comprovante de trabalho

 

COMPARTILHE NAS REDES