Prefeito oficializa a criação de três escolas em Valinhos

Prefeito oficializa a criação de três escolas em Valinhos

PREFEITURA DE VALINHOS

EMEB Alvorada, no Parque dos Cocais: Maior escola de Valinhos com funcionamento previsto para o ano letivo de 2020
EMEB Alvorada, no Parque dos Cocais: Maior escola de Valinhos com funcionamento previsto para o ano letivo de 2020

Com praticamente todas as obras concluídas e prontas para atender já a partir de 2020, três novas escolas do município, sendo uma de Educação Infantil e Fundamental e duas novas creches, o prefeito Orestes Previtale Junior oficializou nesta terça-feira, 3, através de decretos a criação das três unidades.

A conclusão das três unidades foi muito comemorada pelo prefeito Orestes, que assumiu o governo em janeiro de 2017 com duas das três obras paralisadas, a escola do Parque dos Cocais e a creche do São Luiz. “Realizamos um grande esforço no início da Administração  para colocarmos a casa em ordem e retomarmos várias obras que estavam paradas”, lembrou Orestes.

Orestes disse que a Prefeitura retomou os projetos para evitar que os valores já investidos fossem perdidos.  Na Escola dos Cocais, as obras foram retomadas após sindicância para apurar responsabilidades, uma vez que o prédio foi inaugurado sem ter sido finalizado.

“A Prefeitura se orgulha de entregar aos moradores obras importantes para o Município, que vão melhorar ainda mais a Educação em Valinhos, que já é destaque em rankings nacionais. São projetos de grande relevância para toda a população”, disse o prefeito.

Com a publicação no Boletim Municipal, as escolas passam a ser  formalizadas. “Estamos felizes por chegar ao final do ano com essa boa notícia para a população. Vamos entregar três obras na área de educação, em três regiões distintas, e vamos atender, com qualidade, uma demanda que ano a ano só se faz crescer”, disse Orestes.

Ministério

De acordo o Secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, a oficialização da criação das escolas permite que a Secretaria de Educação providencie o registro da unidade escolar junto ao Ministério da Educação e também junto à Secretaria de Estado da Educação.

“Com a publicação dos decretos, as três unidades escolares serão registradas no sistema, ganham um código INEP, passam a ser reconhecidas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pelo Educa-Censo”, explicou Ruedell.

Foram oficializadas a Unidade de Ensino de Educação Infantil no Jardim São Luiz (decreto 10.266/2019), Unidade de Ensino de Educação Básica no Parque dos Cocais (decreto 10.267/2019) e Unidade de Ensino de Educação Infantil no Jardim Nova Palmares.

As duas unidades de ensino infantil, creches municipais, segundo Ruedell, permitirão o atendimento, juntas, de quase 300 crianças , reduzindo a fila de espera por vagas em creches no Município. “As duas unidades serão gerenciadas por uma Organização Social (OS) cujo chamamento está em fase de finalização”, disse.

Convênio

O novo CEMEI São Luiz terá capacidade para atender cerca de 130 crianças. As obras foram realizadas através de convênio com a Secretaria Estadual da Educação, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE) e com contrapartida da Prefeitura. As obras da creche do Jardim Nova Palmares, para 150 crianças, foram realizadas com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura.

Alvorada

A EMEB Alvorada, no Parque dos Cocais, a maior escola do município, terá quatro pavimentos, 17 salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, salas multiuso, laboratórios, cozinha, banheiros, pátio, salas de professores e coordenação, de direção e para reforço, entre outras instalações.

A unidade teve suas obras retomadas no fim do ano passado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, após a Prefeitura ter realizado sindicância para apurar responsabilidades sobre a construção, que vinha acontecendo desde 2011.