Prefeito inaugura polo Valinhos da Universidade Virtual - Univesp

Prefeito inaugura polo Valinhos da Universidade Virtual - Univesp

Univesp Valinhos - Local possui toda infraestrutura necessária; inscrições para vestibular estão abertas
Univesp Valinhos - Local possui toda infraestrutura necessária; inscrições para vestibular estão abertas

O prefeito Orestes Previtale (PSB) inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 7, na EMEB Govermador Orestes Quércia, no Jardim Paraíso, o Polo Valinhos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) O local possui computadores de última geração, oferece salas de aula, biblioteca, espaço para estudos e toda a infraestrutura necessária para que o aluno possa realizar suas atividades.

"É uma grande conquista para Valinhos e para toda a comunidade da nossa região. Uma faculdade gratuita e que oferece ensino de qualidade. Uma oportunidade para todos que querem fazer universidade e construir uma sólida carreira profissional. Uma importante inovação na educação da nossa cidade", disse o prefeito Orestes. O prefeito lembrou que a Educação de Valinhos tem merecido destaque na composição de rankings de qualidade de vida nacionais e também em olimpíadas como de matemática e astronomia.

O evento teve ainda a participação da vice-prefeita, Laís Helena, do secretário de Educação, Zeno Ruedell, do coordenador da Univesp Valinhos, Rogério de Souza Ezequiel, da presidente da Câmara, Dalva Berto (MDB), dos vereadores Israel Scupenaro (MDB), César Rocha (REDE), Roberson Costalonga, o Salame (MDB).

As inscrições para o vestibular da Univesp estão abertas até o dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão em 1º de dezembro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. São 70 vagas em seis cursos de Ensino Superior no Polo de Valinhos.

Os cursos serão oferecidos em duas áreas básicas de ingresso. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia contam com 35 vagas, e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, com mais 35 vagas. Na inscrição, o candidato escolhe em a sua área de estudo. O primeiro ano de formação é o mesmo para todos os alunos de Licenciatura e para os alunos de Computação. A partir do segundo ano o candidato escolhe quais das três formações vai seguir dentro da área pela qual optou.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula.

O exame será realizado no dia 1/12/2019, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. A lista completa dos locais da prova também estará disponível em vestibular.univesp.br, em 28/11/2019. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 2/12/2019, no site do vestibular.

Ao todo, serão mais de 16 mil vagas do vestibular anual 2020, destinadas a mais de 300 municípios, o maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista.

Os alunos do eixo de Computação farão a opção entre um dos três cursos após um ano e meio. O estudante terá a possibilidade de se formar em três anos como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois se forma engenheiro.

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos trabalhos. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024.

Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática e Pedagogia.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.

Os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) , as universidades USP, Unesp e Unicamp.

A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 350 polos do Estado, localizados em 312 municípios, mais de 47% do território paulista.

São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.