Prefeito entrega CRAS Central com foco na proteção da família

Prefeito entrega CRAS Central com foco na proteção da família

Centro de Referência ocupa antigo espaço da UBS, na Rua Sílvio Concon
Centro de Referência ocupa antigo espaço da UBS, na Rua Sílvio Concon

Com foco na proteção da família, a área de assistência social de Valinhos registrou um importante avanço na manhã desta quinta-feira (23). O novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central foi inaugurado pelo prefeito Orestes Previtale no antigo espaço da UBS (Unidade Básica de Saúde) Central, na Rua Sílvio Concon, 78, no Jardim Ribeiro.

O prefeito Orestes Previtale destacou que a entrega do novo CRAS Central complementa a rede de proteção social que vem sendo formada pela administração, buscando ampliar e melhorar o atendimento da população. “O trabalho da Secretaria de Assistência Social não aparece, mas, mesmo não sendo visível aos olhos, é de extrema importância. Afinal, ele trata o indivíduo e também a família, consequentemente, refletindo na melhora da cidade como um todo”, comentou Previtale.

Segundo o prefeito, a transferência para local próprio, mantendo a unidade na região central da cidade, propiciará avanços no trabalho a ser realizado no local. O CRAS funcionava ao lado do Fundo Social de Solidariedade.

A secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, informou que, com a inauguração do novo CRAS Central, será possível ampliar o atendimento da população na zona rural. “Teremos uma equipe volante, que, neste primeiro momento, já está trabalhando nos bairros Macuco e Country Club”, explicou.

Dulce ressaltou que a nova estrutura física do CRAS Central vai comportar de forma adequada as atividades em grupos, que estavam sendo realizadas de forma limitada no prédio antigo na Rua José Milani, 15. “Será possível atender com mais comodidade as famílias que fazem parte do Bolsa Família e têm que comparecer ao CRAS para receber orientações quando estão em descumprimento de condicionalidade. Hoje, das 1.700 famílias inscritas no programa, 900 são atendidas pela unidade do Centro”, explicou.

A secretária comentou que também haverá melhores condições para os trabalhos do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), assim como para as reuniões dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem. “O PAIF é um trabalho essencial desenvolvido no CRAS que acolhe e atende famílias em situação de risco social e vulnerabilidade. Isso sempre com o olhar diferenciado, visando a garantia da convivência familiar, seu papel de fato e a consequente convivência comunitária”, disse.

O prédio na Rua Silvio Concon passou por reforma, pintura, revisão elétrica e conta com acessibilidade, com rampa de acesso e banheiros adaptados.

Segundo levantamento recente da Secretaria de Assistência Social, o CRAS Central atende a maior parte da população da cidade, 53% no total, incluindo 93 bairros. Os outros três CRAS, nos bairros Jardim São Marcos, São Bento e Parque das Figueiras, atendem juntos 47% da cidade, com 83 bairros incluídos.

Estiveram presentes na inauguração também a vice-prefeita, Laís Helena, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Borin Previtale, e, representando a presidente da Câmara Municipal, Dalva Berto, a advogada Maria Aparecida Palota, além de secretários municipais, diretores e várias assistentes sociais da rede municipal.