PAT Valinhos orienta trabalhador sobre Carteira de Trabalho digital

PAT Valinhos orienta trabalhador sobre Carteira de Trabalho digital

 Ministério do Trabalho informou que, gradativamente, a carteira de papel deixará de existir
Ministério do Trabalho informou que, gradativamente, a carteira de papel deixará de existir

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Valinhos está orientando os interessados em tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para solicitar a versão digital do documento, disponível desde o fim do ano passado. O Ministério do Trabalho informou que, gradativamente, a carteira tradicional de papel deixará de existir e será substituída pela versão digital do documento. O novo sistema oferece mais agilidade e conforto ao trabalhador.

Para fazer a CTPS digital, basta acessar o site https://servicos.mte.gov.br, preencher os dados pessoais e responder cinco questões referentes à vida trabalhista do interessado. O serviço também está disponível por aplicativo de celular, que pode ser baixado gratuitamente. Não é mais necessário comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) Valinhos para o serviço.

"A mudança é nacional”, explicou a agente de atendimento do PAT Valinhos, Denise Tévola. Para fazer o documento, via celular, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu smartphone (sistema operacional Android ou iOS), procurar por Carteira de Trabalho Digital e baixar a ferramenta gratuitamente.

O documento digital tem todos os dados da versão de papel, como numeração e série. Todas as anotações, como registro de contratação, mudança de cargo, serão feitas eletronicamente. O trabalhador acompanha as anotações pelo aplicativo de celular ou site.

“O empregador também terá que se adaptar a essa mudança, tendo alguém no seu Recursos Humanos (RH) atualizado sobre o funcionamento do sistema”, disse Denise, lembrando que é necessário utilizar o eSocial (sistema virtual do governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias).

Facilidade e agilidade

Um dos objetivos da modernização da Carteira de Trabalho é a facilidade para o trabalhador, com agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal. O trabalhador terá o documento digital sempre à mão para consulta. “Também permite agilidade no preenchimento das vagas existentes, reduzindo o tempo de atendimento”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó.

A Carteira de Trabalho de papel ainda é feita no PAT. Este mês, a regional do Ministério da Economia, em Campinas, enviou cem carteiras físicas, sendo 50 numeradas (primeira via) e 50 brancas (segunda via, para quem perdeu o documento, ou continuação, para quem tem a carteira, mas precisa de outra para a continuação das anotações).

PAT Valinhos fica na Avenida dos Esportes, 303, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações: (19) 3849-7187