Parque dos Girassóis será inaugurado no dia 9

Parque dos Girassóis será inaugurado no dia 9

 Prefeitura e DAEV plantaram 1,6 mil mudas de girassóis e ipês no local
Prefeitura e DAEV plantaram 1,6 mil mudas de girassóis e ipês no local

A inauguração do Parque dos Girassóis, no Jardim São Marcos, foi novamente adiada, para o dia 9 de junho, no domingo, para que possam ser finalizadas as amplas intervenções que estão acontecendo no local. A inauguração estava prevista para este sábado (1º) após ter sido adiada no dia 25. O local abriga pista de caminhada de 1,8 quilômetro de extensão margeando a Avenida 2. Toda a extensão do parque recebeu 1,6 mil mudas de árvores, girassóis e outras plantas. São 300 ipês plantados um a cada seis metros ao longo do parque.

A pista tem início no pontilhão da via férrea e o final é próximo ao Residencial Vila do Sol. A iluminação em toda a extensão do parque foi trocada. Toda a área está gramado e a pista de skate do local, que estava deteriorada, foi totalmente reformada. O parque recebeu também uma nova academia ao ar para estimular a prática de atividades físicas. São dez equipamentos que contemplam todos os grupos musculares, para todas as idades.

Um novo ponto de ônibus foi instalado no parque e uma nova sinalização de solo foi feita no local. A área de lazer tem um circuito de pedal para quem gosta de praticar ciclismo ou quer utilizar o parque como modal de mobilidade urbana. O prefeito Orestes Previtale comentou que Valinhos está dando um salto de qualidade no que se refere a área de lazer.

"Inauguramos o Parque dos Lagos e vamos inaugurar o Parque dos Girassóis. São duas grandes áreas de lazer em regiões diferentes da cidade. O Parque dos Lagos é uma área de grande riqueza ambiental e o Parque dos Girassóis vai dar um novo destino a uma área, no São Marcos, que estava abandonada e precisando ser recuperada. Compromisso com a qualidade de vida do morador de Valinhos e austeridade no uso dos recursos públicos", disse Orestes.

A transformação da área em parque público vai proteger o local e oferecer um novo espaço de lazer e prática de atividades físicas para os moradores da região e de toda a cidade. Para a realização das obras da pista de caminhada, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) recuperou a rede de galerias do emissário de esgotos que passa no local.

A inauguração do Parque dos Girassóis é uma das muitas obras, ações e entregas que aconteceram durante o mês de maio e se estenderam até o início de junho para comemorar os 123 anos de Valinhos, celebrados no dia 28 de maio.